Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2013 - 09:13

O couro em pauta em Brasília

Na capital federal, uma série de encontros tratou do futuro do setor de couros do Brasil. O presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, participou de reuniões no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com o Conselho de Competitividade da Cadeia Moda.

No MDIC, a principal pauta foi a reedição do Reintegra – programa do governo federal para o incentivo às exportações, que prevê a devolução de 3% do total do valor faturado com as vendas externas para as indústrias exportadoras. A medida, segundo Bello, é fundamental para manter a competitividade das empresas produtoras de couro no Brasil, que sofrem com diversos problemas de infraestrutura para exportação e, ainda assim, vendem ao mercado externo cerca de 70% de sua produção. Segundo representantes do governo presentes à reunião, a reedição do Reintegra será inclusa na MP 610, que será votada pelo Senado em breve e terá efeito retroativo.

Design, inovação, formação profissional e ações de marketing deram o tom da reunião do Conselho de Competitividade da Cadeia Moda, do qual o couro faz parte. O conselho é ligado ao Plano Brasil Maior, do MDIC, e é responsável por elaborar uma agenda estratégica setorial para contribuir e ampliar a cadeia produtiva. No encontro, também foram tratadas as ações da Lei do Bem, que concede incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

Na agenda de Brasília, houve também destaque para a participação na reunião da Coalização Empresarial Brasileira, na CNI. Na oportunidade, foram tratados, principalmente, assuntos relativos à exclusão do Brasil do Sistema Geral de Preferência da União Europeia (SGP) a partir de janeiro do ano que vem. “Isto implica no aumento de tarifas na exportação brasileira de couros para Europa num patamar de custos na ordem de 3,5%. Irá, certamente, colocar em risco as exportações de couro para Europa”, destaca Bello. Atualmente cerca de 35 % das exportações de couros do Brasil se destinam ao continente Europeu. Bello ressalta que o CICB está articulando acordos bilaterais para amenizar esta questão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira