Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2013 - 09:13

BID lança chamada de propostas para promoção de bens públicos regionais na América Latina e no Caribe

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou a Chamada 2013 da Iniciativa para a Promoção de Bens Públicos Regionais na América Latina e Caribe (ALC), baseado na premissa de que os países da região compartem desafios e oportunidades de desenvolvimento que podem ser abordados ou explorados de forma mais eficaz e eficiente através da cooperação regional.

Em 2013, a Iniciativa vai proporcionar até $10 milhões de dólares em financiamento não reembolsável para custear bens públicos regionais (BPRs) que sejam produzidos coletivamente por um grupo de países membros mutuários do BID. Embora a Iniciativa esteja aberta à promoção de BPRs em qualquer área de desenvolvimento coberta pelo BID, o alinhamento com as prioridades operativas do BID é um critério de seleção. Os outros dois critérios são o valor acrescentado de um enfoque regional (vs. nacional) para enfrentar um desafio ou uma oportunidade para o desenvolvimento, e a perspectiva de sustentar os benefícios da ação coletiva regional além do apoio da Iniciativa.

A Iniciativa é o instrumento mais importante de financiamento não reembolsável do Banco para apoiar a cooperação intra-regional e o desenho coletivo de soluções de desenvolvimento na ALC. A demanda pelos recursos da Iniciativa intensificou-se em paralelo com a crescente importância da Cooperação Sul-Sul multilateral ou bilateral (CSS) na agenda de desenvolvimento da maioria dos países da ALC. O interesse na CSS entre os países membros mutuários do Banco reflete o fato de que a região é uma fonte de soluções inovadoras de desenvolvimento que podem ser compartilhadas e replicadas por outros países da ALC e de outras regiões do mundo em desenvolvimento.

O BID tem um compromisso histórico com seus países membros mutuários para promover a cooperação funcional e a promoção de BPRs. A Estratégia Setorial de Apoio à Integração Competitiva Global e Regional na ALC de 2011 reafirma a importância da cooperação intra-regional como um corolário da integração econômica e como "elo perdido" que muitas vezes permite aos países realizar plenamente os benefícios da integração econômica.|IADB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira