Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Estado do Rio inaugura projeto de iluminação artística do patrimônio histórico-cultural de Rio das Flores

O governo do estado inaugura o 45º patrimônio histórico e cultural na capital e no interior fluminense, como parte da conclusão do Projeto Estadual de Valorização dos Patrimônios Históricos e Culturais do Rio de Janeiro. Desta vez será o projeto envolvendo a Igreja de São José de Tabôas, situada em Rio das Flores, na Região do Médio Paraíba. A igreja, construída em 1869 por cafeicultores, tem estilo colonial e destinava-se, naquela ocasião, às celebrações de missas patrocinadas pelos moradores locais.

O evento que marca a inauguração da iluminação artística da igreja, que fica situada na Rua Olier Freitas da Silveira, 720, no distrito de Tabôas, em Rio das Flores, será realizado às 19 horas, tendo as presenças do secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer – representando a governadora Rosinha Garotinho -, do prefeito de Rio das Flores, Vicente de Paula Guedes, e do presidente da UTE Norte Fluminense, Dominique Silvain, além de convidados. A termelétrica, situada em Macaé, na Região Norte Fluminense, está envolvida no projeto de iluminação da igreja, como contrapartida às concessões fiscais efetuadas pelo governo estadual para a construção da UTE Norte Fluminense.

Segundo o secretário Wagner Victer, a nova iluminação da igreja irá realçar ao máximo a sua construção, já que representa um patrimônio valiosíssimo não só para o município mas para o Rio de Janeiro como um todo. "Todos os santos do altar são de madeira, trazidos de Portugal ainda no século XIX, e uma curiosidade que a igreja apresenta é a imagem de Nossa Senhora sorrindo, erguida na gruta em frente à entrada principal, que compõem um belo cenário que irá encantar não só moradores, mas aqueles que tem no turismo cultural um modo de lazer", observa Victer, acrescentando que o tratamento dado com a nova iluminação valoriza principalmente os elementos marcantes da fachada da igreja, em especial das janelas, nas tonalidades que empregam o branco e o azul.

O Programa Estadual de Iluminação Artística de Patrimônios Históricos e Culturais, iniciado em 2001, já beneficiou 45 patrimônios em 24 municípios. A última inauguração foi a da iluminação artística da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis, ocorrida no último dia 8, e a próxima será a Igreja da Candelária, dia 15 de dezembro, às 19 horas na Praça Pio X, S/N, no Centro do Rio, cuja madrinha é Gisela Amaral.

Na mesma ocasião será assinado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo, a prefeitura de Rio das Flores e o empresário Willian Herbert Mac Laren o Termo de Cooperação Técnica para pesquisa e validação do uso do biodiesel a ser desenvolvido através do cultivo e produção de plantas oleaginosas da região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira