Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2007 - 10:26

Trabalho com carteira assinada é o sonho da maioria dos profissionais, aponta pesquisa

Vínculo empregatício, maior estabilidade, direitos e benefícios trabalhistas ainda são prioridades na hora da escolha do emprego. A mais recente pesquisa do Grupo Catho, realizada junto a 12.122 profissionais de todo o Brasil, aponta uma ampla preferência pelo emprego em regime CLT.

De acordo com os dados da pesquisa “A Contratação, A Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros – Edição 2007”, realizada entre março e abril deste ano, 41,13% dos entrevistados declararam preferência pelo emprego com carteira assinada. Ter um negócio próprio apareceu em segundo lugar, com a preferência de 23,53% dos profissionais.

“A preferência pelo vínculo com carteira assinada é natural, visto que o regime CLT proporciona mais benefícios e garantias ao colaborador. Em contrapartida, o trabalho como prestador de serviço – emitindo nota fiscal – pode ser interessante para diversos perfis, especialmente para aqueles que atuam como consultores ou profissionais mais seniores que encontram dificuldades em se recolocar no mercado por causa de seus salários e suas qualificações”, analisa Adriano Arruda, diretor-geral da Catho Online e responsável pela pesquisa.

A preferência pelo emprego em regime CLT é mais evidente entre trainees e recém-formados (53,06%), supervisores (46,80%) e gerentes (45,59%). Em contrapartida, os professores universitários demonstraram-se os profissionais menos interessados em vínculos com carteira assinada (15,07%).

Considerando as faixas etárias dos entrevistados, apresentadas na Tabela 2 (abaixo), observa-se que a vontade de ter um negócio próprio diminui progressivamente entre os profissionais mais seniores. Por outro lado, tornar-se consultor independente ou prestador de serviços são opções que atraem consideravelmente os mais experientes. Já o interesse pela CLT só apresenta uma queda significativa entre os entrevistados com mais de 50 anos.

Mas a realidade do mercado demonstra que o registro em carteira vem caindo ao longo do tempo, dando lugar às contratações em regime de prestação de serviços, ao trabalho autônomo e até mesmo à informalidade. Conforme os dados apresentados na Tabela 3 (logo abaixo), as contratações com registro em carteira caíram de 80,29%, antes de 1999, para 67,85%, em 2007 – em apenas um ano, a queda foi superior a três pontos percentuais. Já os contingentes de prestadores de serviços, autônomos e informais vêm crescendo nos últimos anos – destaque para esta última categoria, que pulou de 4,8%, antes de 1999, para 9%, em 2007.

“Infelizmente, a contratação de profissionais no regime CLT é bem mais onerosa para as empresas. Assim, muitas delas, especialmente aquelas de menor porte, optam pela contratação de profissionais prestadores de serviços ou pela terceirização de mão-de-obra”, acrescenta Adriano Arruda.

Perfil da Catho Online - O site Catho Online (www.catho.com.br) é o grande ponto de encontro entre profissionais e empresas. São aproximadamente 250.000 pessoas que anunciam seus currículos por ano. Fundado em 1996 por Adriano Arruda, hoje diretor-geral da empresa, o site tem mais de 6 milhões de visitantes por mês e mais de 200 mil vagas anunciadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira