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06/07/2013 - 08:57

Cachaçaria Weber Haus conquista 41º Prêmio Exportação RS com trajetória internacional


Alambique artesanal de Ivoti obtém reconhecimento da ADVB-RS na categoria Pequeno Desbravador Internacional, que contempla micro e pequenas empresas.

Raros adjetivos fariam maior justiça à trajetória da Cachaçaria Weber Haus do que “Pequeno Desbravador” – título com que o alambique familiar que leva a produção artesanal do interior de Ivoti (RS) para nove países em três continentes do planeta será agraciado pela 41ª edição do Prêmio Exportação RS, o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Rio Grande do Sul promovido pela ADVB-RS. À frente de um empreendimento com 18 funcionários (a metade ligada diretamente à família), o diretor Evandro Luís Weber receberá, em nome de toda a família, o reconhecimento em 8 de julho, a partir das 19h30, no Teatro Bourbon Country (Avenida Túlio de Rose, 80 – 2o piso), em Porto Alegre.

Embora seja produtor de cachaças desde 1948, um século depois de a família chegar da Alemanha, a história de sucesso da cachaçaria começou em 2001, com a entrada em operação da marca Weber Haus. A partir de 2004, a empresa iniciou a venda fora do mercado regional (de Ivoti, Dois Irmãos e Novo Hamburgo). Evandro Weber foi o “pequeno desbravador” do mercado nacional e internacional há apenas oito anos. Em 2006 conseguiu a primeira exportação, que hoje representa 30% do faturamento da empresa, presente em países como Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Irlanda, Canadá, Ilhas Bermudas, França e Japão.

O segredo desta notoriedade no exterior é que, desde o início, Evandro Weber posicionou suas cachaças no mercado como um produto genuinamente brasileiro. Depois de retornar de feiras internacionais, em 2004, Evandro Weber notou que a cachaça era praticamente desconhecida no mercado externo. A solução foi associá-la à caipirinha, um sinônimo do Brasil no mundo todo. “Há muito potencial para a cachaça brasileira pelo mundo, principalmente na forma de caipirinha. Nós conseguimos em pouco tempo o reconhecimento de termos produtos diferentes, de qualidade superior, fruto de 35 premiações nacionais e internacionais que recebemos nos últimos anos”, afirma. Conforme o diretor da Weber Haus, o apoio dos governos federal e estadual foi fundamental para o processo de incremento nas exportações.

As lições aprendidas fora do país resultaram em novidades, como aguardentes compostas com frutas e ervas, lançadas ainda em 2005. Em 2008 vieram os licores. E as cachaças passaram a ter álcool moderado, de 38 a 40 graus, mais agradáveis ao paladar. “A cachaça é um ótimo aperitivo e ainda um bom complemento à comida”, garante. “A imagem de produto sem qualidade ficou no passado”. Hoje há inúmeras cachaças premium, vendidas com valor superior a R$ 100 e algumas acima de R$ 1 mil.

Como o novo lançamento da cachaçaria – o rótulo Lote 48 Weber Haus 12 Anos Extra Premium, que teve apenas 2 mil unidades engarrafadas no dia 26 de janeiro deste ano. É o principal lançamento da história da empresa, com preço que chega a quase R$ 2.700,00. Isso porque a “Ferrari” da Weber Haus é comercializada em escala de raridade. A unidade 1999 foi vendida a R$ 701. A partir daí, o preço aumenta em R$ 1 a cada garrafa numerada em ordem decrescente, até atingir R$ 2.699, na de número 0002, também já comercializada. A garrafa 0001 será leiloada, enquanto a de número 2000 ficará para sempre no acervo da empresa.

Um produto assim merece todo o cuidado. A garrafa, por exemplo, é feita artesanalmente a partir de sopro de vidro em fornalhas. Tem design único e é banhada a ouro 18 quilates. O líquido foi escolhido por especialistas entre 18 barris de bálsamo e carvalho francês guardados na cachaçaria há 12 anos, como os bons uísques e conhaques. Os três melhores barris foram selecionados para compor esta bebida exclusiva. “É uma cachaça única. Como os vinhos raros que valorizam com o passar do tempo, as cachaças envelhecidas podem seguir este caminho. É a minha aposta”, diz Evandro.

Sucesso no exterior -Em 2012, a Weber Haus atingiu US$ 187 mil em exportações, a maior parte do volume destinado a Estados Unidos e China. A fórmula para manter o ritmo de avanço sobre novos territórios e chegar aos 40% de faturamento com mercado externo em 2013 é revelada por Evandro com a simplicidade de quem leva no sangue uma dinastia de 165 anos em destilaria e até bem pouco tempo faria com as próprias mãos nos canaviais da família. “É preciso conhecer a cultura, a tradição e a legislação de cada país. Assim como queremos que eles reconheçam a cachaça brasileira, devemos primeiro respeitar a casa de quem estamos entrando”, define.

A preferência de cada país por determinados rótulos do variado catálogo da Weber Haus pode servir bem para ilustrar a análise. No ranking de compradores a liderança é dos Estados Unidos. A preferência ficou pelas cachaças Prata, Premium, Caipirinha e licores de frutas. “Temos uma parceria muito boa com a Churrascaria Fogo de Chão”, revela Evandro. Em segundo lugar já aparece a China, que importou cachaças Prata, Premium, Black, Caipirinha e licores de frutas da Weber Haus. O terceiro lugar fica com a Alemanha.

O desempenho atual é comemorado pela cachaçaria gaúcha, especialmente por evidenciar a capacidade de reação e superação do alambique artesanal às oscilações do mercado em nível mundial. “Sofremos muito com a crise internacional de 2008 e 2009, com sérias consequências negativas em 2010 e 2011, mas agora conseguimos recuperar nosso espaço atingindo o mesmo patamar de três anos atrás”, explica Evandro Weber.

Copa do Mundo-A meta para 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, é preencher metade de toda receita da empresa com vendas do mais legítimo destilado verde-amarelo para outros países. Nas palavras do diretor, fazer com que, ao pensar em cachaça, o consumidor lembre-se da Weber Haus.

“Uma ação estratégica neste sentido é a participação na Seleção de Alimentos e Bebidas Premium, desenvolvida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover produtos selecionados do Brasil no Exterior. Serão apenas 13 empresas e dois chefs de cozinha participantes, e a Weber Haus foi a escolhida para representar o setor de cachaça”, explica Evandro, que para associar sua marca na iniciativa escolheu a camisa 8.

Número considerado de sorte pelo Pequeno Desbravador fundado em 1848, no Lote 48 de Picada Alta, em Ivoti, que vendeu a primeira garrafa rotulada em 1948. E veja em que coincidência de data será premiado em Porto Alegre – 8 de julho.

Weber Haus-A cachaçaria Weber Haus possui canaviais próprios em Ivoti, interior do Rio Grande do Sul, na chamada Rota Romântica. A empresa está sediada no mesmo lote de terras onde a família de imigrantes alemães alojou-se há quatro gerações, e opera com destilaria desde 1848.

Os principais mercados externos dos produtos Weber Haus são Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Irlanda, Canadá e Japão. Em solo brasileiro, destacam-se São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Desde 2005, quando ganhou o primeiro título internacional, a Weber Haus acumula mais de 30 prêmios em oito diferentes rótulos de seu catálogo. [www.weberhaus.com.br/weberhaus].

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