Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2013 - 08:57

London Array: maior parque eólico marítimo do mundo é inaugurado na Inglaterra


E possui 175 turbinas eólicas fornecidas pela Siemens, que também em conjunto com a Dong Energy, será responsável pela assistência técnica das turbinas eólicas no longo prazo.

A Siemens forneceu as turbinas eólicas e a ligação à rede elétrica, além de prestar assistência técnica em um contrato de longo prazo. A usina eólica marítima London Array fornece eletricidade limpa suficiente para suprir as necessidades de 500.000 lares britânicos.

A maior usina eólica marítima do mundo, a London Array, inaugurada em 4 de julho (quinta-feira), na Inglaterra, conta com tecnologia Siemens. A empresa forneceu as 175 turbinas eólicas da usina, além da ligação da mesma à rede elétrica. Em conjunto com a Dong Energy, a Siemens também será responsável pela assistência técnica das turbinas eólicas no longo prazo. O projeto, definido pelo consórcio formado pelas empresas Dong Energy, E.ON e Masdar, tem capacidade total de 630 megawatts (MW) e gerará energia suficiente para fornecer eletricidade limpa a 500 mil lares britânicos. A London Array reduzirá as emissões anuais de CO2 em cerca de 900 mil toneladas, o que equivale às emissões de 300 mil carros.

“A London Array é a maior usina eólica marítima do mundo e representa um marco no desenvolvimento da energia eólica marítima. Este projeto destaca a posição de liderança da Siemens nesse atraente mercado em crescimento”, declarou Peter Löscher, presidente e executivo-chefe da Siemens AG durante a cerimônia de inauguração, ocorrida em Margate, na Inglaterra.

A usina eólica marítima London Array está situada no estuário do Tâmisa, cerca de 20Km ao largo da costa de Kent e Essex. A Siemens forneceu e instalou as 175 turbinas eólicas, cada uma com um rotor de 120 metros de diâmetro e capacidade de 3,6 MW. Além disso, a empresa forneceu a ligação à rede elétrica, com uma subestação em terra e duas subestações no Mar do Norte. A eletricidade gerada pelas turbinas eólicas é agrupada no mar e transportada até a costa por cabos submarinos de alta tensão. A operação e a manutenção da usina eólica serão feitas a partir de uma base no Porto de Ramsgate, construída para essa finalidade.

“Projetos desta magnitude contribuem para promover a industrialização de complexos processos de produção e logística para usinas eólicas marítimas”, disse Peter Löscher. Durante a execução do projeto London Array, a Siemens pode padronizar ainda mais os processos relacionados à instalação marítima, incluindo fabricação, transporte e logística, bem como a instalação de turbinas eólicas no mar.

A energia eólica marítima já está desempenhando um papel importante nos sistemas de energia da Europa do Norte. Os maiores mercados, Inglaterra e Alemanha, têm planos de desenvolvimento ambiciosos. Os dois países planejam uma expansão rápida e ampla da geração de energia no mar. Na Alemanha, uma transição energética bem-sucedida em atender às necessidades futuras só será possível com o aumento da energia eólica marítima. O governo alemão pretende ter 10 GW de capacidade marítima instalada até 2020. A Inglaterra tem como meta 18 GW de energia eólica até 2020, o suficiente para atender a quase um quinto da demanda de eletricidade do país.

A Siemens está na dianteira do mercado de usinas eólicas marítimas, ligações à rede elétrica e assistência técnica. A empresa já instalou mais de 1.100 turbinas eólicas no mar, com capacidade total de 3,4 GW, sendo que mais de dois terços delas estão situadas na Inglaterra. No total, a empresa possui em sua carteira de encomendas uma capacidade de geração marítima de 4,6 GW. Incluindo a London Array, a Siemens implementou cinco ligações à rede elétrica na Inglaterra.

Perfil do Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de 100 anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em dois terços de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos oito anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com mais de nove mil colaboradores, 14 fábricas e sete centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

O Setor Energy da Siemens é o fornecedor líder mundial de uma gama completa de produtos, serviços e soluções para a geração de energia em usinas termelétricas e renováveis, para linhas de transmissão de energia e para a extração, processamento e transporte de petróleo e gás. No ano fiscal de 2011 (encerrado em 30 de setembro), o Setor Energy registrou receitas de EUR24.9 bilhões e recebeu novos pedidos totalizando cerca de EUR31.8 bilhões e um lucro de EUR3.9 bilhões. Em 1º de outubro de 2011, o Setor de Energia tinha uma força de trabalho de mais de 82 mil. [www.siemens.com.br/energia].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira