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06/07/2013 - 09:19

Montadoras entregam ao governo, proposta para viabilizar a produção de carros elétricos no Brasil

O Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias tem sido palco para discutir esse tipo de incentivo e mostrar que veículos elétricos são uma realidade.

As montadoras entregaram no dia 5 de julho (sexta-feira), ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, uma proposta para tornar viável a produção de carros elétricos e híbridos no Brasil. Antes da etapa da produção, contudo, querem isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos importados. A justificativa será a de estabelecer a tecnologia no mercado.

O plano prevê uma cota de 500 veículos que entrariam no País neste ano com IPI zero (hoje a taxa é de 13% a 25%), número que aumentaria anualmente até chegar a 2,4 mil unidades em 2017. Essas cotas seriam adicionais às estabelecidas pelo programa Inovar-Auto, que livra uma parcela das importações da alta de 30 pontos porcentuais de IPI em vigor desde o fim de 2011. A isenção do Imposto de Importação (II) é pedida apenas para as peças de reposição. Carros vindos de fora do Mercosul e do México pagam 35% de II.

No Brasil, onde a grande parte da energia elétrica gerada vem de fontes renováveis, como hidrelétricas, usinas solares e parques eólicos, o brasileiro está cada vez mais consciente e menos conservador em relação à utilização de veículos elétricos. Hoje em dia, em função das crescentes exigências por redução nas emissões e por ações sustentáveis, é importante ressaltar que também cresce a quantidade de desenvolvimento no setor e veículos elétricos em busca de tecnologia mais eficiente e com custos mais acessíveis.

Três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020. Em 2025, serão 10 milhões e, e em 2030, esse número deve chegar a 19 milhões de unidades, de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

No Brasil, a tendência é que a quantidade também cresça ainda mais com a divulgação das novas tecnologias – que deixam de ser protótipos e passam a compor o portfólio de modelos de linha das montadoras – e com incentivos governamentais como o solicitado hoje. No Paraná, por exemplo, tramita na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) um projeto que prevê a isenção de ICMS aos veículos de passageiros que contenham motores a combustão e elétricos.

O principal fórum sobre veículos elétricos da América Latina - Diante desse cenário de possibilidades, a troca de informações tecnológicas, o esclarecimentos de mitos e fatos em torno da questão do fornecimento, duração e abastecimento de energia, além da performance de tais veículos se torna urgente, tanto para o benefício ambiental, quanto para que esse tipo de tecnologia seja cada vez mais acessível à população.

Dessa forma, a 9ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, será realizada entre 10 e 12 de setembro de 2013, no Expo Center Norte, em São Paulo, com o objetivo de ser o principal palco para o fomento da inovação no campo dos veículos elétricos.

Ricardo Guggisberg, diretor do Salão, afirma que o evento vem popularizar os benefícios dos veículos elétricos e acabar com os mitos sobre eles. “É importante que a população conheça as novas tecnologias que contribuem para a melhoria do cotidiano. Só com a popularização da mobilidade elétrica é que teremos um aumento na demanda desse tipo de veículo no país, o que fará com que ele se torne cada vez mais acessível no mercado”, afirma Guggisberg.

O evento, um dos mais importantes do segmento na América Latina, reunirá os maiores fabricantes de veículos elétricos - desde carros, ônibus, motos, bicicletas, patinetes e até cadeiras de rodas - e componentes. Entre eles: Mercedes, CPFL, Renault/Nissan, Toyota, Eletrabus, Auxter, Still, Moura, Weg e DropBoards, e conta com o patrocínio da UTE Norte Fluminense, Rádio Sul América Trânsito e da Itaipu Binacional.

Durante o salão também será realizado congresso que reunirá os maiores especialistas brasileiros no assunto para discutir o cenário atual do segmento no país, além do desenvolvimento e uso dos carros elétricos pela população.

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