Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2013 - 09:28

E se implantássemos o time sharing no franchising?

Muitas pessoas podem estar questionando o que significa os termos em inglês Time Shering e Franchising. O primeiro, que também pode ser chamado de Tempo Compartilhado, é mais utilizado no ramo imobiliário, quando duas ou mais pessoas conquistam o direito de ocupar um imóvel durante algumas semanas definidas, principalmente nas férias, feriados ou finais de semana. Ou seja, trata-se de um direito adquirido sob a condição de partilha com outras pessoas. Já o Franchising é utilizado para designar uma relação contratual de venda de licença entre o franqueador (detentor de uma marca) e o franqueado (pessoa autorizada a utilizar uma marca), que dá o direito de explorar a distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços em uma franquia.

Mas, qual a relação entre Time Sharing e Franchising? Chegaremos lá! Antes disso, gostaria de fazer uma análise do segmento em questão. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontam que o faturamento do setor em 2012 teve um acréscimo de 16,2%, se comparado a 2011. Além disso, também houve um incremento na evolução no número de unidades franqueadas, somando 12,3%, passando de 93 mil para mais de 104,5 mil. Apesar de dados otimistas e dessa modalidade estar em alto no mercado, já que os investimentos contam com porcentagens baixas, acredito que o Franchising também virará uma grande bolha, como acontecerá com o mercado imobiliário.

Com esse crescimento somado a hipossuficiência da maioria da população, existem alguns empresários que decidiram que este é o momento oportuno para criar franquias de seus negócios, que muitas vezes não rumam muito bem, pois enxergam uma virada e possível melhora ao explorar o Franchising. Porém, quem deseja se aventurar a ser um franqueado muitas vezes comete alguns erros nesta modalidade que podem transformar o negócio em um tremendo fracasso. Os principais erros são falta de visão, falta de planejamento financeiro, não conhecer bem a franqueadora, apostar no imediatismo, falta de suporte do franqueador, entre outras questões.

Mediante a ascensão do ramo, muitas pessoas procuram uma alternativa para investimento em franquias, mas sem saber ao certo do que se trata, como se faz, qual tipo de empresa constituir, e assim por diante. Entre as alternativas para que o franqueador não perca o seu negócio e para evitarmos certa instabilidade e falta de informação, pensamos na possibilidade de criar um Time Sharing de Franchising, situação em que podemos trabalhar com a empresa de um franqueado, reestruturando-a para que não perca seu investimento e tenha chances de retorno sobre o valor investido.

Para que entendam melhor, isso ocorreria da seguinte forma. Primeiro, seriam estipuladas quotas que o franqueado está disposto a vender. Em seguida, seria realizada a venda da ideia às pessoas interessadas na compra de uma franquia, pois acreditamos ser importante primeiro obter algumas quotas para que investidor possa sentir se o negócio é realmente lucrativo ou não. Por exemplo, se o franqueado está disposto a vender 30% de quotas, teremos três pessoas com quotas de 10%, já que não trabalharíamos com uma porcentagem menor. E para finalizar a receita de sucesso, uma consultoria especializada auxiliaria com a administração do negócio.

Dessa forma, o franqueado não perde totalmente ou em parte o valor investido, já que a franquia torna-se interessante para quem compra as quotas para poder avaliar o ramo que possui interesse em investir, não tenho que efetuar logo de cara um alto investimento. E você, apostaria na ideia do Time Sharing de Franchising?

.Por: Jeferson Virgilio, diretor da Trend Consultoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira