Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2013 - 07:08

Publicis Red Lion reposiciona Americanbox

Agência realiza trabalho de branding para a companhia que passa a ter nova logomarca e atuar em novos canais, além de lançar campanha para arquitetos e decoradores .

São Paulo– A Red Lion, agência do Grupo Publicis no Brasil, é a responsável por todo o projeto do novo posicionamento da Americanbox, principal marca de desenvolvimento e instalação de soluções em vidros e espelhos do mercado brasileiro. Com 46 anos de atuação e conhecida pelo lançamento no mercado brasileiro do box de vidro, a Americanbox foi adquirida em Dezembro de 2012 pela companhia de investimentos CG Capital. Uma das primeiras medidas da nova gestão foi solicitar a agência uma revisão de seu posicionamento, que precisava de completa reformulação para renovar seu apelo junto aos consumidores e ao trade do setor. Com o apoio do cliente, a agência desenvolveu um projeto em quatro etapas.

A primeira etapa consistiu em reavaliar a logomarca da Americanbox, bastante tradicional, mas com necessidades claras de evolução para ter maior aceitação com os profissionais do setor. Após vários estudos, cliente e agência decidiram adotar uma proposta completamente nova, que permanece com alguns elementos do visual antigo, mas acrescenta novas formas, notadamente na tipologia, no ícone em formato curvo que simboliza simultaneamente o horizonte e as possibilidades de uso do vidro, e na estrela presente no canto direito, colocada para motivar a equipe de colaboradores a sempre buscar a perfeição.

A segunda etapa consistiu em ampliar o posicionamento da Americanbox para além de seu produto original, com a introdução de linhas de produtos para ocupar todos os outros ambientes da casa onde o vidro e o espelho possam ser usados como alternativa na construção e/ou decoração. Disto surgiram as linhas Aqua (produtos para banheiros, não somente box), Comfort (produtos para fechamento de sacadas de apartamentos) e Dreams (produtos para projetos de arquitetura).

Após realizar este trabalho, cliente e agência apresentaram o novo projeto a equipe de colaboradores e a todo o "ecossistema" de parceiros, a fim de explicar toda a ampliação de posicionamento da empresa e colher sugestões. Os resultados foram imediatos. "Posso afirmar que o envolvimento, a profundidade e as provocações do trabalho da Red Lion foram fundamentais para o redesenho estratégico da Americanbox. Graças ao novo posicionamento, as vendas da Americanbox aumentaram 2.5x em um período de 6 meses apenas, apesar do ambiente econômico desafiador que vivemos. Nossos colaboradores estão cada dia mais motivados e a relação com o trade mudou de patamar", afirma Luciano Correa, sócio da CG Capital.

“O trabalho com a Americanbox transcorreu perfeitamente, porque desde o início tivemos a liberdade de propor soluções pouco convencionais com uma resposta sempre muito positiva do cliente. O fato de lidarmos diretamente com os acionistas e equipe de gestão senior da empresa com diretrizes claras, focadas no aumento de vendas e com amplo espaço criativo tornou o processo mais fluido e simples", analisa João Fernando Vassão, Diretor Geral da Red Lion.

A terceira etapa consistiu em capitalizar a demanda por inovação e tecnologia no setor, desenhando um projeto para alinhamento com a Cebrace, a maior produtora de vidros e espelhos do país. Com uma proposta simples e direta, a Americanbox adotou a Cebrace como fornecedora de vidros e espelhos em toda a sua linha de produtos e, em sua comunicação, passa a usar o selo “Nosso Vidro é Cebrace.” “A parceria com a Cebrace reafirmou a qualidade superior de nossos processos produtivos, em meio a um oceano de genéricos sem valor de marca junto ao consumidor. Com o apoio da Cebrace, reforçamos o potencial da marca que desejamos construir”, afirma Luciano Correa.

A quarta etapa consistiu em capitalizar a demanda por “fullfilment” no segmento de arquitetos. Para isto, empresa e agência fecharam o fornecimento e a instalação de vidros e espelhos na Casa Cor e na Mostra Black, a fim de demonstrarem na prática para os melhores profissionais do país como a Americanbox pode contribuir para solucionar os desafios dos arquitetos. "Estar simultaneamente na Casa Cor e Mostra Black foi um passo bastante ousado para uma companhia com apenas seis meses de trabalho de “turn-around” e certamente vai colaborar para o aumento da penetração da Americanbox em um canal complexo que estava carente de um trabalho estruturado na instalação de qualidade e valor agregado", complementa Vassão.

Simultaneamente a Casa Cor e Mostra Black, começa a ser veiculada uma campanha de mídia impressa criada pela agência, direcionada também a arquitetos e decoradores. Composta por três anúncios, ela será veiculada a partir de julho em revistas especializadas e cadernos de grandes jornais dedicados à decoração, design de interiores e arquitetura. Com visual moderno, as peças mostram os boxes em situações pouco usuais.

"Queríamos sair dos clichês da categoria, com fotos clássicas de banhos e bem-estar. Nossa proposta foi abordar o lado mais essencial, que é o banho em si. Entendemos que o momento do banho é muito importante na vida cotidiana para minimizarmos o stress e nos livrarmos da 'sujeira acumulada durante o dia', enfim, para nos transformarmos. Acreditamos que é unanime a sensação boa que o banho promove. Sendo assim, para termos uma campanha de forte impacto resolvemos explorar o ‘outro lado’, ou seja, o lado sujo que temos antes do banho, e mostrar como os produtos da Americanbox são o meio de eliminar este 'lado sujo da vida', explica André Pedroso, diretor de criação da Red Lion.

"Para transmitir essas sensações os anúncios tem imagens densas e profundas. O que esperamos é que os arquitetos percebam a Americanbox como uma marca ousada, inovadora e que, por esses atributos, desenvolvem as soluções mais atraentes do mercado", complementa Pedroso.

Agência: Publicis Red Lion | Anunciante: Americanbox | Produto: Linha Acqua | Título: "Outro lado" | Direção de Criação: Andre Pedroso | Criação: Andre Pedroso, Lincoln Ureshino e Marcelo Amaro | Fotografia: Estúdio Pola | Art Buyer: Roger Nunes | Atendimento ao cliente: Alan Ordonhez, Ludmila Godoi e Rafael Fiorito | Aprovação/anunciante: Luciano Correa e Fernando Cruz.

A Publicis Red Lion é uma agência da rede Publicis no Brasil que tem como diferencial o profundo envolvimento estratégico e operacional em todas as áreas do marketing dos clientes, não somente na comunicação. A agência atende hoje marcas como Americanbox, CVC Turismo, Pfizer, Jequiti Cosméticos, BlackBerry, Yakult, Ri Happy, PB Kids, Instituto Carlyle Brasil, GJP Hotels & Resorts, Credz, Safilo Group e Boa Vista Serviços, dentre outras.

A CG Capital é uma empresa de investimentos voltada para a aquisição de Companhias que necessitem implementar mudanças imediatas em sua gestão para sobreviverem no curto prazo e crescerem ao longo do tempo, através da reestruturação dos passivos financeiros e da mudança do controle societário das Companhias que adquire. Fazem parte do portfolio da CG Capital a Nova Vidro Participações S.A. (controladora da Americanbox), a Nova Master Locadora de Veículos Ltda. e, indiretamente, uma participação no bloco de controle do Hopi Hari S.A., maior parque temático da América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira