Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2013 - 09:26

Não há ácaro que resista

Limpar o guarda-roupa com pano embebido em vinagre e armazenar casacos e cobertores em sacos plásticos dentro do congelador. Essas são algumas dicas do Dr Bactéria para evitar o festival de espirros e as crises de rinite típicas do inverno.

Frio lembra cobertores, malhas de lã, gorro, luvas e cachecol. E onde se guarda tudo isso? No guarda-roupa, em cabides ou gavetas. Há ainda quem use malas depositadas em cima do armário, e uma vez por ano se entretém com o ritual de trazer tudo abaixo.

Pois fique sabendo que esses não são os jeitos certos de guardar itens de inverno em casa. Basta ver: quando se tira roupa mofada do armário, a primeira reação de muitos é começar a coçar o nariz compulsivamente. São os ácaros e os fungos em ação.

“Para remediar, é preciso limpar o armário por dentro e por fora com uma receita antimofo infalível: pano limpo embebido em vinagre branco. Nada mais”, ensina o biomédio Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr Bactéria.

E para que o cheiro desapareça – tanto o do vinagre, quanto o de mofo - , basta deixar as portas do armário abertas por uns instantes.

Quanto às roupas, precisam ser lavadas e muito bem secas. “Após se certificar de que não há resquício de umidade, guarde-as dentro de um saco plástico. Simples assim”, prossegue Dr Bactéria.

Para pessoas mais sensíveis ou portadoras de rinite, recomenda-se não só lavar, secar e guardar em saco plástico toda a roupa de frio e os cobertores, mas também colocá-los dentro do freezer por 12 horas. Isso mesmo que você leu. Dentro de um congelador.

Para isso, claro, você vai precisar esvaziá-lo antes, pois não se mistura roupa com comida. Coleque no freezer todos os seus pertences de inverno previamente acondicionados em sacos plásticos. “Doze horas depois, não há ácaro que resista”, finaliza Dr. Bactéria.

O Dr. Bactéria -Pseudônimo do biomédico Roberto Martins Figueiredo, Dr. Bactéria é um personagem midiático ímpar no Brasil – e talvez até no mundo. Apropriando-se do que ele mesmo define como “dona de casês”, isto é, uma linguagem simples, clara e objetiva, que pode ser facilmente entendida por leigos e também por profissionais e estudantes da área, Dr Bactéria difunde informações técnicas e de interesse público na mídia de todo o país, prestando um serviço importante para a promoção da saúde e do bem-estar de muitos brasileiros. Além de assinar diversos artigos em veículos de comunicação impressos e digitais, o biomédico já escreveu cinco livros e colabora regularmente com reportagens de jornais, revistas, sites, rádios e TVs de todo o Brasil. Formado em biomedicina, com especialização em saúde pública e marketing, pela FGV; e em engenharia da qualidade, controle de processos e auditorias da qualidade, pela POLI-USP, Roberto Figueiredo protagonizou a campanha do Ministério da Saúde de prevenção da gripe suína. Seus livros são: “Xô, Bactéria! – Tire suas Dúvidas com Dr. Bactéria”, “Programa de redução de patógenos”, “Como não comer fungos, bactérias e outros bichos que fazem mal”, “Armadilhas de uma cozinha” e “Dr Bactéria – Um guia para passar a vida a limpo”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira