Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2013 - 10:47

Pescadores ajudarão Embrapa a formar o primeiro banco de germoplasma com peixes vivos

O trabalho de coleta dos peixes é apoiado por um projeto financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), no valor de R$ 295 mil. Já a construção e infraestrutura do banco ativo de germoplasma de Palmas contam com recursos da ordem de R$3 milhões oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O BAG da Embrapa Pesca e Aquicultura será composto por dois hectares de lâmina d’água distribuídos em cerca de 30 tanques escavados que abrigarão diversas espécies de importância comercial como tambaqui (Colossoma macropomum), caranha (Colossoma brachypomus), cachara (Pseudoplatystoma reticulatum e P. punctifer), pirarucu (Arapaima gigas) e matrinxã (Brycon gouldingi), além de espécies brasileiras a serem preservadas como a pirarara (Phractocephalus hemioliopterus), piraíba (Brachyplathystoma filamentosum), jaú (Zungaro jahu), barbado (Pinirampus pirinampu), entre outras.

Germoplasma-O termo germoplasma designa materiais biológicos como gametas, embriões ou tecidos, que têm a capacidade de gerar indivíduos. Os bancos de germoplasma podem guardar diferentes espécies animais e vegetais e diversos perfis genéticos de cada espécie. O objetivo principal é de conservar os recursos genéticos podendo evitar, por exemplo, que uma espécie desapareça.

Essas coleções também guardam uma gama diversificada de genes que são importantes para vários tipos de pesquisas. Por meio deles podem-se identificar animais resistentes a doenças, perfis genéticos relacionados a ganho de peso ou boa qualidade da carne, entre outras características desejáveis. Os repositórios ainda apoiar programas de melhoramento genético fornecendo animais e linhagens com alta diversidade genética. [www.embrapa.br ] e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira