Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2013 - 06:10

Maior unidade de gás hélio do mundo inicia operações no Catar


Tecnologia e equipamentos do Grupo Air Liquide farão a purificação e liquefação do gás.

A Air Liquide acaba de colocar em operação a maior unidade de purificação e liquefação de gás hélio do mundo, um projeto “chave na mão” localizado na cidade industrial de Ras Laffan, no Catar. A capacidade de produção da nova unidade é de aproximadamente 38 milhões de metros cúbicos de gás hélio por ano. As tecnologias de ponta utilizadas pela Air Liquide para purificação e liquefação de gás hélio a temperaturas muito baixas (-269°C) são patenteadas pela Air Liquide. O equipamento de liquefação é o maior do mundo, medindo 20 metros de comprimento e mais de oito metros de altura. Esta liquefatora de gás hélio é operada pela RasGas.

A soma da capacidade de produção desta nova unidade com a da unidade já existente no local será de aproximadamente 58 milhões de metros cúbicos por ano, posicionando o Catar como o segundo maior produtor de gás hélio, com 25% da produção mundial atual.

Conforme os termos do contrato de longo-prazo firmado com as empresas RasGas e Qatargas, a Air Liquide irá adquirir 50% do volume de gás hélio produzido por ambas as unidades, a nova e a já existente. O acesso a esta importante fonte de gás hélio posicionará o Grupo como um dos principais players no mercado mundial deste gás.

O início desta operação constitui o próximo passo rumo à estabilidade do mercado de gás hélio. A demanda mundial por gás hélio vem se mantendo em elevados patamares pelos últimos dez anos devido à escassez deste gás no mundo todo. O gás hélio é um produto indispensável para a fabricação de uma ampla variedade de produtos. Dentre os principais, citamos os aparelhos de ressonância magnética, os semicondutores, os cabos de fibra ótica. O gás hélio também é utilizado na exploração espacial, em pesquisas científicas, na produção de air-bags e em mergulhos profissionais em condições hiperbáricas.

Hamad Rashid Al Mohannadi, presidente CEO e vice-presidente da empresa Qatar Petroleum (QP) comentou: “A unidade Helium 2, cuja construção teve início em Maio de 2010, é o segundo projeto de gás hélio construído no Catar e estamos felizes de poder relatar que nas mais de cinco milhões de horas-homem trabalhadas para a conclusão deste projeto, mantivemos em zero o índice de horas perdidas por motivo de acidente de trabalho. Alcançar um marco tão notável é a prova evidente do comprometimento assumido pela RasGas de proporcionar e de manter um ambiente de trabalho seguro num projeto complexo de construção que envolveu milhares de empreiteiros e funcionários.”

François Darchis, vice-presidente Sênior do Grupo Air Liquide e membro do Comitê Executivo, comentou: “Quero agradecer à RasGas pela sua confiança, bem como agradecer a todas as pessoas dedicadas que serviram de exemplo e contribuíram com a proeza tecnológica de levar o projeto de produção de gás hélio no Catar até a fase em que se encontra hoje. A Air Liquide orgulha-se de poder ter contribuído para este sucesso que vem fortalecer de forma significativa a nossa posição como fornecedores mundiais de gás hélio, bem como a nossa liderança no Oriente Médio.”

Após a descoberta de uma extensa reserva de gás no Campo Norte no início dos anos 70 e da inauguração da Ras Laffan Liquefied Natural Gas Company Limited RL na cidade Industrial de Ras Laffan na década de 90, o Catar deu inicio ao desenvolvimento de uma unidade de recuperação de gás hélio a partir das unidades de liquefação de gás natural. Mesmo presente a níveis tão baixos quanto 0,05%, a recuperação do gás hélio é econômica devido à extensão da reserva do Campo Norte. As empresas Qatargas e RasGas são importantes players nos mercados mundiais de gás natural e gás hélio liquefeitos.

A Air Liquide emprega 600 pessoas no Oriente Médio. A região oferece crescentes oportunidades de desenvolvimento como resultado dos projetos relacionados a energia e das demandas por novas tecnologias.

Perfil - A Air Liquide é líder mundial em gases para a indústria, saúde e meio ambiente e está presente em mais de 80 países com 50.000 funcionários. Oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e gases raros estão no centro das atividades da Air Liquide desde sua criação em 1902. Usando essas moléculas, a Air Liquide reinventa continuamente seus negócios, prevendo as necessidades dos mercados atuais e futuros. O Grupo inova para possibilitar o progresso da sociedade, atingir um crescimento dinâmico e um desempenho consistente.

Tecnologias inovadoras que controlam as emissões de poluentes, o menor uso de energia pela indústria, valorização e reutilização de recursos naturais ou desenvolvimento das energias do futuro, como hidrogênio, biocombustíveis ou energia fotovoltaica são os ideais da empresa. Oxigênio para hospitais, homecare, combate a infecções hospitalares, a Air Liquide combina muitos produtos e tecnologias para desenvolver aplicações e serviços de grande valor agregado para seus clientes e sociedade.

Parceiro para longo prazo, a Air Liquide conta com o comprometimento dos funcionários, a confiança dos clientes e o apoio dos acionistas para desenvolver uma visão mais perene para sua estratégia de crescimento sustentável e competitivo. A diversidade das equipes da Air Liquide, negócios, mercados e presença geográfica proporcionam uma base sólida e sustentável para seu desenvolvimento e fortalece sua capacidade de ultrapassar seus próprios limites, conquistar novas regiões e estruturar seu futuro.

A Air Liquide explora o melhor que o ar pode oferecer para preservar a vida, permanecendo fiel à sua Responsabilidade Social Corporativa e à sua abordagem de desenvolvimento sustentável. Em 2012, as receitas do Grupo somaram € 15.3 bilhões, dos quais mais de 82% ganhos fora da França. A Air Liquide está relacionada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira