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13/11/2007 - 11:00

Ações de fidelização garantem a satisfação do cliente

Concessionárias do DF apostam no atendimento e na oferta de brindes para conquistar e garantir uma relação duradoura com o consumidor

Brasília (DF) – Taxas de juro mais baixas, descontos e diversas opções de financiamento são alguns dos atrativos que o mercado de automóveis, de uma forma geral, oferece aos clientes, que nunca teve tanta facilidade para adquirir um carro zero quilômetro. O reflexo desse bom momento econômico é o crescimento nas vendas, de janeiro a setembro, de 32,12%, em relação ao mesmo período de 2006.

Mas com tantas vantagens oferecidas por todas as concessionárias, como fazer para se diferenciar no mercado? De acordo com Ricardo Lima, diretor de Vendas do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), criar ações de fidelização do cliente é o melhor caminho para se destacar e fazer a diferença. “O bom atendimento é essencial para que o consumidor volte à loja e se sinta satisfeito com o serviço prestado, além é claro, de um produto de qualidade”, afirma.

Brindes, tanque cheio, IPVA gratuito e bancos de couro são alguns agrados que as autorizadas costumam fazer para conquistar o cliente. A Brasília Motors, da Mercedes Benz, por exemplo, dá, no ato da entrega do carro, uma caixa de carvalho estilizada. Dentro uma garrafa de cachaça fabricada em Brasília e exportada para a Inglaterra. Para as mulheres, oferece um buquê de flores. “As mulheres também acabam usando a caixa como porta-jóias”, completa Jucimar Pereira.

Além disso, a concessionária manda uma carta ao cliente para dar os parabéns pela nova aquisição. “Também fazemos um acompanhamento, ao longo do primeiro mês da compra do veículo, e ligamos para a pessoa com o objetivo de confirmar se ele está satisfeito com o produto. Esse tipo de iniciativa faz a diferença, sem dúvida”, diz Pereira.

A preocupação com o consumidor não pode se restringir apenas na hora da compra do veículo. Após a venda, as concessionárias também buscam formas de garantir a satisfação do cliente. É o caso da OK Automóveis, autorizada da Fiat. Qualquer serviço que a pessoa executar na oficina, ela é contata em, no máximo, 72h. A intenção é realizar uma pesquisa que avalia se o cliente gostou do atendimento e do resultado do serviço prestado. “Essa política faz parte de um Sistema de Medição Diário, cujo objetivo é escutar sugestões e até reclamações para sempre melhorar o nosso atendimento”, afirma Bruno Leonardo Granjeiro, gerente de assistência técnica da OK.

Outro ponto no qual as autorizadas buscam se diferenciar uma das outras é a capacitação de funcionários. Para Ivaldo Martins, gerente de Vendas da Disbrave, os vendedores, principalmente, precisam estar preparados para explicar detalhes técnicos do veículo. “Quanto mais ele conhece, melhor será o atendimento. Prestar informações pertinentes ao cliente não só auxilia na venda, como também deixa a pessoa mais segura em relação aos produtos. O segredo está aí. É preciso atender de forma personalizada”, argumenta.

Perfil do Sincodiv/DF - O Sincodiv-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

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