Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2013 - 05:14

Dia da Saúde Ocular: Médica alerta para a prevenção de doenças oculares

As últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 285 milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência visual. Desse total, 39 milhões são cegas. Entre os principais problemas oculares estão o glaucoma, a catarata, a degeneração macular senil e erros de refração não corrigidos. A oftalmologista Kátia Mello, diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, aproveita o Dia da Saúde Ocular, comemorado no dia dez de julho, para alertar sobre a importância de medidas preventivas para a preservação da saúde visual.

A médica lembra que visitas periódicas ao oftalmologista e cuidados diários com a visão podem fazer a diferença na vida de uma pessoa. “O diagnóstico precoce e o tratamento contínuo são as melhores formas de controle de doenças como o glaucoma, por exemplo, que pode causar perdas visuais irreversíveis”, alerta Kátia.

De acordo com ela, a prevenção precisa começar ainda na primeira semana de vida, com o teste do olhinho. O exame previne e diagnostica doenças como catarata congênita, retinopatia da prematuridade, glaucoma, retinoblastoma, traumas de parto, infecções e cegueira. Essas manifestações atingem 3% dos recém-nascidos. “O teste do olhinho é rápido e não dói”, tranquiliza Kátia. “É essencial que os pais providenciem este exame, além de fazerem um devido acompanhamento pré-natal”, aconselha.

Com o avanço da idade, os olhos merecem ainda mais atenção. Pessoas acima dos 60 anos, por exemplo, precisam ficar atentas à degeneração macular, doença degenerativa que leva à cegueira. O diagnóstico é realizado através de tomografia de coerência óptica (OCT) e o tratamento preconizado é com injeções intravítreas com antiangiogenicos.

Cuidados diários também ajudam a manter a saúde ocular. De acordo a Drª Kátia Mello, o hábito do brasileiro de ficar longas horas exposto ao sol pode possibilitar a progressão de catarata, pterígio (comum em países tropicais), degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva. Por isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças, é muito importante para prevenir doenças como essas. “Usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem aumentar a agressão solar. Por tanto, é sempre importante se certificar de que está adquirindo um produto de marca reconhecida e com garantias de fabricação”, lembra a especialista.

Alguns minutos de descanso após esforços visuais, como no uso do computador, TV ou leitura, também é recomendável para manter a qualidade visual.

Outra dica da médica é em relação aos cuidados com a higiene: “Lavar as mãos com frequência, evitar tocar ou coçar os olhos, não compartilhar toalhas, fronhas, maquiagem e colírios, entre outros produtos de uso pessoal, são hábitos que ajudam a evitar infecções, como conjuntivites, que podem evoluir para quadros mais graves”.

Apesar destes e outros cuidados com os olhos, a visita frequente ao oftalmologista é fundamental para detectar problemas que muitas vezes podem ser assintomáticos, como o glaucoma, que atinge 2% da população geral, e a catarata, principal causa de cegueira no Brasil. Defeitos refrativos como hipermetropia, astigmatismo e miopia também comprometem muito a qualidade visual e de vida, se não forem diagnosticados a tempo.

A Drª Kátia Mello possui um canal em seu site, onde responde dúvidas sobre problemas oculares: http://www.centrokatiamello.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira