Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2013 - 05:24

Cinquentenário da Angus recebe homenagem da Assembleia Legislativa do RS


Os 50 anos da Associação Brasileira de Angus foram homenageados no dia nove de julho (terça-feira) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Grande Expediente, proposto pelo deputado estadual Lucas Redecker, reuniu a diretoria da entidade, além de criadores de Angus e técnicos e parceiros da Entidade.

O presidente da entidade, Paulo de Castro Marques, ressaltou a importância da honraria para a raça Angus, cuja história vitoriosa iniciou-se pelo Rio Grande do Sul e ganhou o país, devido à sua indiscutível qualidade genética. “Nove em cada dez bezerros nascidos de cruzamento industrial no Brasil têm sangue Angus. Essa constatação nos enche de orgulho pelo duro, mas vitorioso, trabalho realizado em prol do fortalecimento da raça”.

O deputado Lucas Redecker valorizou o histórico do Angus no Rio Grande do Sul. “Foram muitos os desafios enfrentados desde que os primeiros exemplares de angus foram trazidos para os campos do sul, no início do século passado. E a existência de uma associação foi fundamental para superá-los, dando rumos à criação nos últimos 50 anos”, afirmou o parlamentar.

A homenagem também citou os expressivos resultados do Carne Angus Certificada, que “mudou a forma como produtores, frigoríficos, varejistas e consumidores se relacionam. No lugar da disputa por vantagens individuais, a cadeia passou a trabalhar junta, agregando mais valor em todas as etapas da produção”, disse o deputado Redecker.

A Associação Brasileira de Angus foi fundada no dia 20 de setembro de 1963, por um grupo de pecuaristas, entre eles Flávio Bastos Tellechea e Antonio Martins Bastos Filho, em Uruguaiana.

Os primeiros registros de Angus no Rio Grande do Sul são de 1905, na Estância da Conceição, localizada entre Tupanciretã e Cruz Alta. A Cabanha Santo Antão, de Alegrete, também está entre os pioneiros da raça. O Angus foi introduzido no Brasil a partir da região de Bagé. O primeiro registro genealógico da raça no país foi realizado em 1906, pelo criador Leonardo Collares Sobrinho, com o touro Menelik, vindo do Uruguai.

Além do presidente da Angus Paulo de Castro Marques, do vice-presidente Marco Antônio Gomes da Costa e do diretor de marketing Gustavo Goulart, a cerimônia na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul contou com as presenças do ex-presidente da entidade, José Paulo Dornelles Cairoli, do secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas Afonso Motta e de representantes de entidades de classe e instituições, como José Américo da Silva (Federasul); Mário Ubirajara Rota Anselmi (ABC Collares); Paulo Emir Ávila (Associação de Moradores do Bairro Mundo Novo, de Novo Hamburgo; Renato Lermen (Sindicato Rural de Cachoeira do Sul); Tiago Dutra (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul); Ubirajara Costa (Sindicato Rural); e Joal Brazzale Leal (Embrapa).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira