Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2007 - 11:02

Transforme as aulas em enredos de novela

A indústria das novelas no Brasil começou a partir dos anos 50 e teve como primeiro sucesso do gênero a novela intitulada “O direito de nascer“ feita em parceria pela TV Tupi de São Paulo e a TV Rio, em 1964. A partir daí, as produções foram aumentando e conseqüentemente fazendo mais sucesso, alcançando o maior índice de audiência no último capítulo da primeira versão de Selva de pedra, escrita por Janete Clair e dirigida por Walter Avancini, chegando à impressionante casa dos 100% dos aparelhos ligados, em 1972. Não bastasse, em 22 de junho de 1970, a novela Irmãos Coragem superou a audiência da transmissão da final da Copa do México no mesmo ano.

A fórmula utilizada até hoje é bastante simples: as novelas exploram enredos de fácil aceitação pelo público, como histórias de amor e conflitos familiares e sociais. Dentro desta fórmula, o autor adota núcleos inseridos nas tramas, ou seja, micro-histórias que se relacionam ou não. Podemos identificar dentro das novelas diversos núcleos, tais como:

· Núcleos populares, baseados em momentos que se passam em bares, bairros populares com samba e cerveja.

· Núcleos da alta sociedade, com carros importados, propriedades, muito glamour, falcatruas e traições.

· Núcleo polêmico que trata de assuntos que geram muitas discussões na sociedade, tais como: racismo, preconceitos, aborto, homossexualismo, drogas, etc.

Analisando um pouco mais cada capítulo podemos notar que na maioria existe um “passeio” por todos os núcleos, abordando sempre paixões, tentando atingir principalmente dois grandes objetivos. O primeiro é atender a todos os tipos de público, das pessoas menos instruídas ao pós-graduado. O segundo objetivo é não saturar os assuntos e o pensar dos telespectadores fazendo com que eles utilizem os dois lados do cérebro ao assistir. Além disto, os capítulos deixam sempre um “gostinho de quero mais” para os próximos, aspecto importante a ressaltar, pois garante a audiência do dia seguinte e a discussão posterior por parte do público na sociedade, inclusive pelos meios de comunicação especializados.

Com base em todos estes aspectos, por que não preparamos as nossas aulas utilizando toda esta expertise explorada pelas novelas?

As nossas aulas podem ter vários núcleos. Elas podem ser divididas em diversos momentos diferentes que podem passar por explanação, exercícios, discussão em grupos, trechos de filmes, apresentação dos próprios alunos, descontração, bom humor, uma música para ajudar na fórmula, enfim, são diversas as metodologias que podem ser utilizadas para sairmos do tradicional giz, lousa e saliva.

Toda esta alternância nas metodologias utilizadas dentro da mesma aula trará prazer em assisti-la, pois deixará o aluno confortável mentalmente, já que na medida em que vão surgindo cenários e atividades diferentes, o cérebro relaxa aguçando a curiosidade e o estímulo de seus dois lados, fator crucial para evitar o estresse e a fadiga mental, causas principais da indisciplina e desinteresse em sala de aula.

Não podemos nos esquecer das “cenas do próximo capítulo”; este aspecto é importantíssimo, pois precisamos gerar no aluno a vontade de assistir à próxima aula. Isto ajudará muito no clima inicial do próximo encontro, pois o aluno estará ansioso por isso, diferentemente da maioria das vezes, quando no início de nossas aulas o aluno faz aquela pergunta desanimadora: “Teremos algo importante hoje?”. Se deixarmos uma expectativa na aula anterior, este desânimo será anulado.

Além disto, precisamos de repercussão, holofotes. As nossas aulas, como as novelas, precisam gerar discussões posteriores, precisam criar polêmicas para que os alunos continuem discutindo, pesquisando e analisando assuntos tratados em classe. Isto também provoca uma vontade muito grande de participar do próximo encontro, até porque o aluno, durante as discussões posteriores, acaba por gerar mais informações que podem ser utilizadas na próxima aula.

Para finalizar, não podemos nos esquecer de alguns ingredientes fundamentais em todas as novelas e que devem estar em nossos cursos também, tais como: lançar modas, deixar a sua marca, manter sempre o bom humor e incluir muita paixão nas preleções dadas em classe.

Convido a todos os professores para que tentem programar as suas próximas aulas seguindo esta receita que faz tanto sucesso entre os nossos telespectadores de novelas, para vencer a concorrência da mídia com as nossas aulas, que hoje é muito desleal e tende somente a aumentar.

. Por: Wagner Sanchez é Diretor Acadêmico do Colégio e Faculdade Módulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira