Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2013 - 06:05

Nutrição para cavalos atletas é tema da Guabi na 32ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador

No próximo dia 17 de julho quarta-feira), começa o maior evento de equinos da mesma raça – a 32ª Exposição Nacional do MangaLarga Marchador, na cidade de Belo Horizonte (MG). Mais de mil animais irão competir em diversas modalidades de julgamentos e leilões. O evento, que acontece até o dia 27, é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e terá a Guabi como expositora.

Para que o cavalo tenha um bom desempenho, um dos “combustíveis” é a alimentação. “Este tipo de cavalo requer exigências nutricionais supridas com fornecimento de rações balanceadas e específicas para atender a necessidade energética durante as competições. Para que atinja os resultados desejados, é preciso que o animal receba uma alimentação adequada desde a fase de gestação” ressalta a médica veterinária e supervisora de equinos do Grupo Guabi, Claudia Ceola.

Formuladas de acordo com cada perfil de cavalo, as rações contam com nutrientes importantes. “Os cavalos de Marcha, por exemplo, realizam um trabalho de resistência em que a duração das competições alterna de uma a três horas. Portanto, o nível de óleo (Extrato Etéreo) da ração deve ser bem alto (12% EE) e, a quantidade e a qualidade da fibra são fundamentais para confirmar o abastecimento de energia apropriado para que o atleta obtenha um bom desempenho em pista. A recomendação da dieta desses animais é trabalhar com uma proporção de 40% de concentrado rico em óleo e 60% de volumoso, certificando que os principais substratos energéticos (óleo e a fibra) aproveitados na modalidade sejam ingeridos”, afirma Ceola.

A ração Equitage Supreme é formulada para cavalos atletas, principalmente aqueles que participam de provas de explosão, onde necessitam de fontes energéticas de rápido aproveitamento, como tambor, baliza, maneabilidade e velocidade, dentre outras modalidades. É uma ração com multipartículas – Sweet Feed- com alta digestibilidade e palatabilidade. Formulada com 12% de proteína, 3.650 kcal de energia digestível, com inclusão de óleo vegetal, minerais orgânicos (cromo, zinco, cobre e selênio), vitaminas (A, D, E e C), biotina (fortalecimento dos cascos), prebiótico, probiótico e aminoácidos essenciais como a lisina.

A Equitage com Laminados foi desenvolvida para equinos adultos que realizam trabalho moderado a intenso e animais em início de treinamento.

Outra opção é a ração Equitage Pólo que possui níveis reforçados de minerais orgânicos; aminoácidos essenciais, probióticos e prebióticos, que promovem povoamento microbiológico do ceco, favorecendo inclusive o funcionamento da flora intestinal. Apresenta em sua composição partículas extrusadas; milho laminado; maior inclusão de aveia laminada; óleo vegetal e melaço. Esta ração atende à demanda energética e todas as necessidades nutricionais dos equinos, em programas de treinamento pesado. Mantém o animal em condição física, para que possa expressar todo o seu potencial genético.

A mineralização é de extrema importância. As perdas ocorridas, principalmente pelo suor, são significantes e, muitas vezes, não são repostas. Portanto, o sal mineral deve ser um dos componentes da dieta do equino, independente de qual fase ele se encontre (crescimento, reprodução ou trabalho). O fornecimento pode ser realizado direto na ração ou em cochos com livre acesso, para que o animal dose seu próprio consumo. A administração dever ser contínua. O consumo médio/dia esperado para cavalos atletas é de 70 a 90g, já éguas gestantes e lactantes de 60 a 70g e para potros de 15 a 30g.

O Guabiphos Centauro Cromo apresenta alta aceitabilidade pelos animais e contém componentes como o cromo orgânico, que propicia incremento de glicose no interior das células (por aumentar o número de receptores e potencializar a ação da insulina), o que resulta em maior aproveitamento de energia e aumento do tecido muscular. O cromo orgânico aumenta também a imunidade dos cavalos submetidos às situações de estresse por reduzir o cortisol, o qual tem ação contrária à insulina e exerce efeito supressor sobre o sistema imunológico.

Os teores adequados de cálcio e fósforo evitam anormalidades ósseas, principalmente em animais jovens e/ou submetidos às atividades físicas intensas. A ingestão de Guabiphos Centauro Cromo atua no combate de radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos – mais frequentes em cavalos atletas, pois é enriquecido com vitamina E e ainda repõe os eletrólitos perdidos no suor durante o exercício.

Já o suplemento Equiturbo Energy fornece energia extra aos cavalos atletas, quando submetidos ao máximo do seu condicionamento físico. É um concentrado “extrusado” energético de rápida liberação de energia, alta digestibilidade e palatabilidade. A adição de carboidratos, óleo vegetal e melaço conferem uma interação perfeita na disponibilidade do equilíbrio energético.

Com 39 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e Pecém (CE).

.[32ª Exposição Nacional do MangaLarga Marchador, de 17 a 27 de julho 2013, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade|Cidade: Belo Horizonte (MG)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira