Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2013 - 07:58

Indicador de confiança dos pequenos e médios empresários apresenta queda no 3T13, diz pesquisa

A queda mais acentuada foi em relação à confiança do segmento no crescimento econômico do país.

São Paulo– O Insper divulgou no dia 16 de julho (terça-feira), o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) referente ao terceiro trimestre de 2013, pesquisa apoiada pelo Banco Santander desde 2008. O indicador mostra queda na confiança de 5,6% em relação ao segundo trimestre do ano (71 pontos contra 75,2 pontos), sinalizando que os empresários encontram-se menos otimistas em relação à economia brasileira do que no período imediatamente anterior. O resultado também é razoavelmente inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2012 (74,1 pontos) e um pouco menor que no mesmo período de 2011 (72,3 pontos). “O IC-PMN mostra que os pequenos e médios empresários possuem uma perspectiva menos positiva sobre a evolução da economia no curto prazo. O aumento da incerteza, associada à subida da inflação, são, provavelmente, os fatores que provocaram este declínio”, acredita José Luiz Rossi, professor e pesquisador do Insper.

A queda na confiança foi generalizada nas seis questões investigadas pela pesquisa: economia; ramo de atividade; faturamento; lucro; empregados e investimento, com destaque para o primeiro item (economia/crescimento econômico do país). Neste quesito, o indicador caiu de 73.4 pontos no segundo trimestre para 66.2 no terceiro trimestre. Por ramo de atividade, a maior queda na confiança foi verificada entre os empresários do comércio cujo índice atingiu 70,7 pontos ante 75,7 pontos no trimestre anterior. O setor de serviços atingiu 71,2 pontos ante 74,5; e o setor industrial alcançou 71,8 pontos ante 75 (veja tabela 2).

A redução na confiança também se mostrou difundida entre as diferentes regiões do país - todas elas apresentaram declínio, em especial Sul e Centro-Oeste, com resultados pontuados em 69.1 pontos e 70.1 pontos, respectivamente. A região Sudeste registrou 71,9 pontos e a mais otimista foi a região Norte, com 72 pontos. Os dados foram coletados entre 04 a 07 de junho por meio de entrevistas telefônicas e foram ouvidos 1.297 empresários.

O IC-PMN mede a confiança do empresário de pequenos e médios negócios na economia brasileira. O índice reflete as perspectivas deste grupo com relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. Trimestral e único no país, o indicador foi lançado em novembro de 2008 e é organizado pelo Insper em parceria com o Santander. Os empresários respondem questões obedecendo a uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o nível máximo de confiança.

“O índice é um instrumento que nos permite sentir como está a confiança dos empresários” –Santander.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira