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17/07/2013 - 08:30

O que fazer quando os resultados estão ruins

O mês de julho, assim como o primeiro semestre do ano, apresenta resultados ruins em muitos setores da economia. Um exemplo tem sido o varejo, que apresenta queda das vendas pelo terceiro mês consecutivo. Neste sentido, muitas empresas começam a sentir os efeitos desse quadro e se questionam o que fazer para melhorar seus resultados.

O interessante é que mesmo com um ambiente econômico ruim, algumas empresas se destacam e conseguem resultados muito superiores à média de seu segmento de mercado. Essas empresas fizeram seu dever de casa no período de bonança ao cortar custos, melhorar seus processos, aumentar sua produtividade, mas principalmente se preocuparam em contratar e treinar os melhores profissionais que seu orçamento permitia.

Quando as coisas começam ir mal, a pergunta que mais ouço é se os processos estão errados ou se as pessoas, que devem cumpri-los, não têm perfil para a função. Minha resposta é: não há processo que funcione quando as pessoas estão nos lugares errados.

Para exemplificar, costumo usar uma metáfora do consultor Jim Collins: não importa se a empresa que você é dono ou principal gestor é um barquinho com três lugares ou um navio para três mil pessoas. Se quiser alcançar grandes resultados, o comandante dessa embarcação deveria tomar quatro providências:

1. Embarcar as pessoas certas e desembarcar as erradas;

2. Colocar as pessoas certas nas funções certas;

3. Decidir junto com as pessoas certas a rota a ser seguida;

4. Enquanto 90% dos lugares não estiverem ocupadas pelas pessoas certas, o comandante não deve ter outra prioridade, a não ser encontrá-las.

Precisamos lembrar que, independente dos processos, funcionários alocados em posições onde rendem mais sempre produzirão melhores resultados, o que será determinante para o sucesso de uma empresa independentemente do contexto econômico.

.Por: Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas e autor do livro “Vencer é ser você”, pela Editora Gente. [www.eduardoferraz.com.br | www.facebook.com/eduardoferrazconsultor].

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