Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2013 - 08:30

Presenteísmo: o problema pode estar na empresa

Trabalhar sentindo dor ou mesmo cumprir o expediente sem conseguir realizar todas as tarefas já aconteceu, pelo menos uma vez, na rotina de todas as pessoas. O que poucos sabem é que os problemas de saúde vão além de um resfriado e podem ser causados pelo próprio ambiente de trabalho. Se não forem avaliadas de forma correta, essas dificuldades podem ser confundidas até mesmo com falta de comprometimento.

É importante que as empresas proporcionem ambientes de trabalho que garantam a saúde e bem-estar de seus funcionários. Um escritório mal preparado ou uma fábrica que não tenha os devidos cuidados relacionados à postura de seus colaboradores podem sofrer com constantes afastamentos, seja por estresse ou problemas de coluna.

O termo presenteísmo é designado para as situações de baixa produtividade nos postos de trabalho, ligados à falta de condições de saúde ideais. Quando os monitores de um escritório não estão na altura correta, prejudicam a coluna e a visão dos trabalhadores. Isso afeta diretamente na produtividade. Além de não conseguirem cumprir com suas metas, estes profissionais lidam ainda com afastamentos decorrentes destes problemas de saúde.

O presenteísmo pode ser descrito também como um problema que faz com que o trabalhador esteja apenas “de corpo presente” em seu ambiente de trabalho, não conseguindo focar sua atenção nas atividades a ele designadas. A solução está em passos simples e que devem fazer parte da rotina da empresa. Além da companhia proporcionar um local de trabalho saudável, dentro dos padrões ergonômicos esperados, algumas atividades extras auxiliam na manutenção e crescimento da produtividade. A ginástica laboral e as palestras motivacionais são atitudes simples que mudam a realidade.

Essas pequenas pausas quebram o ritmo de trabalho e proporcionam momentos de descontração. Quando o profissional volta a realizar suas tarefas, consegue recuperar a atenção, produzir com qualidade e a rotina de trabalho torna-se algo prazeroso.

.Por: Claudia Wanderck, Fisioterapeuta do Trabalho - Crefito 10/30506 F, Diretora da Long Life Fisioterapia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira