Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2007 - 10:21

Pesquisa da GSMA revela mercado acessível de 70 milhões de compradores de PCs

Os interessados são em notebooks com banda larga móvel incorporada. A GSMA anuncia competição para PC notebooks com banda larga móvel em faixa média de preços.

Macau, China - A associação comercial global da indústria de comunicações móveis, a GSM Association (GSMA), e a Microsoft Corp. divulgaram os resultados do primeiro estudo já feito sobre consumidores de computação com banda larga móvel, e que demonstram existir um enorme mercado acessível, mas ainda inexplorado. O estudo ressalta uma oportunidade em rápida expansão de 70 milhões de unidades, no valor aproximado de US$50 bilhões em 2008, para PC notebooks com banda larga móvel incorporada, numa faixa de preços de mercado de massa entre US$500 e US$1.000.

A pesquisa revela uma lacuna potencial de 46,5 milhões de unidades entre as recentes previsões de analistas da indústria e a nova análise, sugerindo que os fabricantes de PCs ainda não conseguiram oferecer PCs com banda larga móvel adequados equipados com conectividade móvel pré-configurada para atrair os compradores de PC do mercado de massa. O abrangente estudo de pesquisa mercadológica, realizado pela Pyramid Research, envolveu mais de 12.000 entrevistas com consumidores em 13 países, com subsídios de fabricantes de notebooks, empresas de componentes e fornecedores de conjuntos de chips, bem como mais de 200 testes de campo.

"Usando fatores adequados de tamanho, preço e conectividade 'fora-da-caixa', a pesquisa revelou uma demanda substancial por notebooks com banda larga móvel embutida que ainda não está sendo satisfeita," disse Rob Conway, CEO da GSMA. "Agora que entendemos o potencial e os consumidores do mercado, é com prazer que comunicamos os resultados ao ecossistema mais amplo da indústria."

"A Microsoft está satisfeita em trabalhar com a GSMA para acelerar o desenvolvimento de PCs com banda larga móvel incorporada", disse Will Poole, vice-presidente corporativo do Unlimited Potential Group da Microsoft. "Com a quantificação e a caracterização da demanda do mercado de PCs, esperamos que as operadoras móveis e os OEMs irão colaborar para apresentar notebooks convincentes e rentáveis com serviços novos e inovadores. Acreditamos que pessoas de toda parte, tanto de segmentos desenvolvidos quanto de segmentos emergentes, poderiam se beneficiar com o acesso à Internet através da banda larga móvel em uma faixa mais ampla de PC notebooks."

Importantes fabricantes de PCs, inclusive a Asus, Dell, Fujitsu Siemens, Lenovo, Twinhead e Vestel deram um bom acolhimento ao relatório da pesquisa, e expressaram interesse em trabalhar com operadoras móveis e com a GSMA para atender a esta demanda do mercado.

Enquanto as operadoras móveis examinam a melhor maneira de alcançar potenciais assinantes, a GSMA e muitos de seus maiores membros operadores estão lançando uma competição para identificar dispositivos e fabricantes que possam atender ao mercado inexplorado. Aos fabricantes de notebooks e OEMs (Fabricantes de Equipamento Original) será pedida uma proposta de novos projetos que possam atender a estas necessidades atualmente não satisfeitas de notebooks com banda larga móvel a preços do mercado de massa.

O projeto vencedor do novo PC será apresentado aos tomadores de decisões dentre as operadoras móveis interessadas em atender às necessidades não satisfeitas de serviços de banda larga em PCs. O vencedor será anunciado no maior encontro global da indústria sem fio.

O Congresso Mundial de Tecnologia Móvel em Barcelona, Espanha, em fevereiro de 2008.

Será pedido aos fabricantes que ofereçam em suas respostas especificações detalhadas, informações sobre prazo de lançamento no mercado, aspectos de preços de varejo recomendados, serviços de suporte e informações sobre como seria o trabalho com operadoras para promover ativação, configuração e facilidade de utilização. O PC vencedor será escolhido por um painel de especialistas de produtos das principais operadoras, todos planejando promover a banda larga móvel em seus próprios mercados, e que então selecionará o dispositivo que melhor atenda às necessidades dos consumidores.

"Estamos anunciando esta competição como um desafio aos fabricantes do mundo para que nos ajudem a atender a esta demanda não satisfeita de banda larga móvel," acrescentou Rob Conway. "E estamos contentes em ver que a Asus, Dell, Fujitsu Siemens, Lenovo, Twinhead e Vestel estão trabalhando para atender às expectativas deste mercado."

Doze operadoras móveis apoiaram e participaram do programa de pesquisa mercadológica da GSMA/Microsoft, incluindo: DTAC, Maxis, MTN, Orange, Smart Communications, Telecom Italia, Telefonica O2, TeliaSonera, Turkcell, Vimplecom, Vodafone e Wind.

Citações de apoio: "Pessoas de todo o mundo querem ter acesso às informações de que precisam, quando precisam delas, em qualquer lugar onde estejam," disse Ron Garriques, Presidente do Global Consumer Group da Dell. "É por isto que a Dell chegou a uma posição líder na indústria, com mais notebooks com banda larga móvel incorporada em nossa carteira do que qualquer outro fabricante de PCs. Apoiamos os esforços da GSMA, e esperamos utilizar nossa proficiência em banda larga móvel incorporada para ajudar na oferta de conectividade a mais pessoas em todo o mundo."

"A Fujitsu Siemens Computers tem atualmente a carteira mais ampla de notebooks UMTS na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), e é a líder do mercado, segundo fontes de analistas," disse Andreas Thimmel, vice-presidente Sênior de Volume Business da Fujitsu Siemens Computers. "Esperamos trabalhar com operadoras móveis e com a GSMA para consolidar ainda mais essa posição e levar nossa experiência de banda larga móvel para mais negócios e consumidores."

"Para os usuários de PCs móveis, acreditamos que a instalação disseminada do serviço de banda larga sem fio de alta velocidade representa um dos mais excitantes desenvolvimentos dos últimos tempos," disse Philippe Davy, vice-presidente de marketing da Lenovo. "Pela primeira vez, a mobilidade do PC notebook contará com um serviço sem fio rentável e com uma largura de banda que oferece uma experiência semelhante à que as pessoas já têm com banda larga a cabo em casa. A Lenovo foi a primeira empresa de PC notebooks a adotar serviços 3G integrados, estabelecendo o padrão para a inovação sem fio, e continuaremos agregando valor adicional na tecnologia sem fio para os nossos clientes."

"O tamanho em potencial desta oportunidade de mercado não pode ser ignorado agora, e muito menos no futuro" disse Sigve Brekke, CEO da Total Access Communication (DTAC). "A grande preferência do consumidor pela mobilidade, tanto em telefones quanto em PC notebooks, dá-nos a oportunidade de atender às suas necessidades com atraentes ofertas incorporadas, conquistando novos usuários com o vigor da abrangente rede EDGE da DTAC, e reforçando nossos canais através de uma parceria mais estreita."

"O emprego de serviços de banda larga móvel está crescendo em muitos países, pois consumidores e negócios estão vendo o benefício de ter uma conexão de alta velocidade disponível o tempo todo," disse o Dr. Nikolai Dobberstein, Diretor de Produtos e Novos Negócios da Maxis, da Malásia. "Estamos testemunhando a criação de um círculo virtuoso no qual a banda larga móvel acionará economias de escala, diminuindo o custo de equipamentos HSPA e proporcionando para mais e mais pessoas um acesso fácil a serviços móveis da Internet."

"A banda larga móvel tem um potencial fabuloso e promete transformar mundialmente o panorama das comunicações," disse Dave Williams, CTO da Telefonica O2 Europe e Membro do Conselho Diretor da GSM Association. "Esta nova pesquisa confirma que existe uma demanda muito real por tecnologias sem fio da próxima geração, não apenas por parte da indústria, mas também por parte de negócios e consumidores que estão claramente ansiosos para utilizar a banda larga móvel e os benefícios que ela irá trazer."

"O novo serviço Next G(TM) (3GSM 850 MHz) da Telstra é a maior rede de banda larga sem fio de âmbito nacional do mundo, com velocidades de download tão rápidas quanto em qualquer outra parte do mundo," disse Sol Trujillo, CEO da Telstra Corporation Ltd. "Somente no ano passado, quase 400.000 australianos, ou sete por cento dos assinantes móveis da Telstra, utilizaram os benefícios da computação móvel com cartões de dados de alta velocidade. Isto nos diz que nossos clientes querem fácil acesso em tempo real, e esta iniciativa da GSMA aperfeiçoará ainda mais as ofertas para este mercado."

Competição de PC com banda larga móvel: As empresas que querem participar da competição podem fazer download das especificações - que estão baseadas na pesquisa, bem como os testes de campo com operadoras e os subsídios da indústria de PCs - juntamente com o regulamento da competição, do website da GSMA http://www.gsmworld.com . A data limite para inscrições é 30 de dezembro de 2007.

Principais resultados da pesquisa: O abrangente estudo foi comissionado pela GSMA e pela Microsoft, e implementado pela Pyramid Research. Ele envolveu mais de 12.000 entrevistas com consumidores, bem como abrangentes subsídios de fabricantes, fornecedores de componentes, produtores de chips e mais de 200 testes de campo com operadoras móveis.

Os principais resultados incluem: - Em 2008, a pesquisa estima o crescimento para uma demanda total de 79,5 milhões de notebooks, na faixa de preços de mercado de massa entre US$500 e US$1.000.

- A pesquisa indica que 88% dos consumidores que planejam comprar um notebook nesta faixa de preços prefeririam em sua escolha original notebooks com banda larga móvel já incorporada neles.

- Em 2008, os OEMs estão planejando entregar cerca de 33 milhões de notebooks nessa faixa de preços, e apenas uma fração deles virão com banda larga móvel incorporada.

Outros destaques da pesquisa: - Embora a maior utilização seja em casa, a maioria (78%) dos consultados citou pelo menos dois outros locais onde utilizava normalmente seus notebooks.

- A maioria dos potenciais compradores prefere a simplicidade de um notebook com banda larga móvel embutida. Soluções utilizando 'plug-in' em separado obtiveram a preferência de somente 15% dos consultados.

- 75% dos consumidores planejam comprar notebooks na faixa de 9 a 15 polegadas -- tamanhos muito pequenos ou muito grandes não influem na preferência de compra.

- 60% dos consumidores agora querem comprar um pacote de voz e dados de uma operadora que tenha um notebook com banda larga móvel.

- 57% da demanda vem de regiões emergentes da Ásia Pacífico, 15% da América do Norte e 11% da Europa Ocidental. | www.gsmworld.com

Perfil da GSMA: A GSMA (The GSM Association) é a associação comercial global que representa mais de 700 operadoras de telefonia móvel GSM através de 218 países e territórios do mundo. Além disso, mais de 200 fabricantes e fornecedores apóiam as iniciativas da Associação como parceiros importantes.||www.gsmworld.com | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira