Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2013 - 08:51

Prominp conclui curso que qualifica fornecedores em boas práticas de Saúde, Meio Ambiente e Segurança


A Petrobras realizou, na noite do dia 17 de julho (quarta-feira), em São Paulo, a cerimônia de encerramento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Engenharia (PDFE) de São Paulo que, ao longo de nove meses, buscou aprimorar os sistemas de gestão e prevenção em Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) em 12 empresas (11 do Estado e uma paranaense) integrantes do Cadastro de Fornecedores da Petrobras. O objetivo da iniciativa é treinar e compartilhar boas práticas capazes de melhorar a pontuação das empresas de forma a torná-las mais competitivas em licitações da Companhia. Participaram, também, 23 alunos representando as empresas qualificadas.

O gerente geral de serviços técnicos da engenharia da Petrobras, Paulo Cavalcanti, reforçou que é preciso que SMS seja um valor para as empresas que prestam serviço para a Companhia e não simplesmente um cumprimento de requisito contratual. “Queremos ter produção segura, isso é requisito essencial para a Petrobras, não queremos que SMS seja um empecilho para a execução das tarefas”.

Lançado pela Companhia em dezembro de 2011, o PDFE montou as primeiras turmas nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Até o momento, foram beneficiadas 41 empresas do segmento de engenharia e 74 profissionais especialistas em SMS, além de 21.800 funcionários das áreas operacional e administrativa, e diretores de empresas.

A coordenação dos cursos do PDFE fica a cargo do Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – e tem o Serviço Social da Indústria (Sesi) como instituição de ensino responsável pela execução das aulas.

A gerente de capacitação profissional da indústria da Petrobras, Adilia de Assis, representando o Coordenador Executivo do Prominp, Paulo Alonso, destacou a importância dos treinamentos e a intenção de criar novas turmas. “Já formamos uma turma na Bahia, temos esta de São Paulo e a próxima será em Minas Gerais. É muito interessante observar que este programa trabalha com atitudes e traz uma medida de eficácia que é a elevação da nota do cadastro de fornecedores, fora a mudança cultural que ocorre nas empresas. Nossa perspectiva é aumentar o número de turmas deste projeto”.

Critério - Para participar dessa capacitação oferecida pelo Prominp, as empresas convidadas tiveram que se submeter a três avaliações presenciais de SMS pela Petrobras, arcar com 50% dos custos relativos ao curso, além de garantir a adequação da empresa as normas ISO 14001 e OHSAS 18001.

Em São Paulo, as empresas participantes foram: Alphenz Engenharia e Consultoria Empresarial Ltda, Sener Exen Projetos e Sistemas S/A, Fototerra Atividades de Aerolevantamento Ltda, Marza Engenharia Elétrica Ltda, Ster Engenharia Ltda, Servmar Consultoria e Meio Ambiente S/A, A. Tonanni Construções e Serviços Ltda, Equipav Engenharia Ltda, Polidril Engenharia e Construções Ltda, Planal Engenharia Ltda, Planal Tecnologia, Engenharia e Serviços Ltda e Engevix Engenharia S/A, que integrou o grupo para conhecer o programa, pois já possui certificação em SMS e conta com bom desempenho neste quesito no Cadastro Petronect.

Resultados - A primeira turma realizada em Salvador, com curso concluído em fevereiro deste ano, contou com 13 empresas do segmento de engenharia, sendo 9 do estado da Bahia, 1 do Rio de Janeiro, 2 do Espírito Santo e 1 de Sergipe.

A escolha dos estados onde os cursos são executados foi determinada pela maior incidência local de empresas que atendiam a esse critério de avaliação. Tiveram prioridade as turmas nos estados da São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, mas com abertura para participação de empresas localizadas em outros estados do País.

Além de disponibilizar consultores para a realização das oficinas, o curso conta com tutorias presenciais, que têm o objetivo de auxiliar as empresas na adequação às normas ISO 14001 e OHSAS 18.001, referências dos critérios exigidos pela Petrobras.

Na atualidade, a Petrobras admite a melhora qualitativa no cadastro de fornecedores, além do crescimento do número de empresas adequadas aos padrões de contratação da Companhia. Ao todo, o programa já apresenta inúmeros benefícios em termos de resultados diretos na gestão de saúde, meio ambiente e segurança do trabalhador do segmento de engenharia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira