Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2013 - 09:51

Entra no ar o Canal da Peça: site que irá diminuir a espera por autopeças

Plataforma que agrega estoques de varejistas aos catálogos dos principais fabricantes facilita a obtenção de peças por mecânicos e usuários, dinamizando o mercado de reposição brasileiro.

São Paulo- Uma nova plataforma de e-commerce focada exclusivamente no mercado de reposição de autopeças. É com essa premissa que o Canal da Peça (www.canaldapeca.com.br) entra oficialmente no ar no dia 22 de julho (segunda-feira). Apresentado ao mercado durante a Automec 2013, o portal está em testes desde o início de junho disponibilizando milhares de itens dos estoques dos principais fabricantes e varejistas do setor. Direcionado tanto ao mecânico quanto ao pequeno varejista e o consumidor final, o site é uma alternativa para eliminar gargalos logísticos e o tempo de espera por autopeças nas oficinas de reparação.

Idealizado como um ambiente onde distribuidores, varejistas, aplicadores e consumidores finais podem comprar, vender e divulgar seus produtos, o site foi ao ar com os catálogos de algumas das principais marcas de autopeças (Bosh, Cofap e Delphi, entre outros) e mais de 50 mil itens já disponíveis para compra, número que deve ultrapassar os três dígitos até outubro. Por meio do Canal da Peça, compradores do todo o País encontrarão, em um mesmo local, itens disponibilizados pelos principais vendedores. Os resultados esperados são redução no tempo de espera por autopeças nas oficinas mecânicas, padronização das informações técnicas disponibilizadas pelos fabricantes e dinamização do mercado de reposição.

O site vem para atender à crescente demanda por itens de reposição, consequência direta do incremento na frota de veículos nacional. Pesquisa de 2010 da consultoria Roland Berger estima que o aftermarket brasileiro deverá crescer mais de 10% ao ano até 2016, ultrapassando os R$ 27 bilhões.

O mercado automotivo brasileiro nos últimos anos vem passando por um fenômeno crítico de crescimento. Muitas novas montadoras passaram a operar no país, o que diversificou a frota brasileira. “Há 20 anos, apenas seis grandes montadoras atuavam no Brasil. Hoje, são 43. E, com um número maior de modelos de veículos disponíveis para venda, a demanda por produtos de reposição avança de forma exponencial. Esse aumento torna o processo de busca por autopeças um desafio crescente que o Canal da Peça procura facilitar”, afirma Fernando Cymrot, um dos idealizadores da plataforma.

A plataforma conta com funcionalidades exclusivas, como a possibilidade de o fabricante disponibilizar seus catálogos e informações técnicas para toda a rede em poucos cliques. Com esses dados no sistema, a plataforma associa as especificações de aplicação das peças aos veículos disponíveis na frota nacional. Desta maneira, figura como um catálogo online atualizado de fabricantes, distribuidores, varejistas e aplicadores. Item de primeira necessidade para mecânicos, esses catálogos são cada vez mais difíceis de encontrar em suas versões impressas com informações atualizadas. Além disso, o Canal da Peça permite a formação de tabelas de preços e ofertas direcionadas a públicos específicos (distribuidores vendendo para varejistas e varejistas vendendo para aplicadores e clientes finais sob diferentes precificações).

Para o usuário, a plataforma oferece diferentes opções de busca, que pode ser feita pelo modelo do veículo, fabricante, tipo, categoria e código do item. Isso garante maior precisão na procura pela peça correta, dificuldade que até então impossibilitava a compra de produtos sem especificações técnicas muito precisas. Além disso, o Canal da Peça oferece as mais diversas formas de pagamento disponíveis ao comprador, além de uma integração com as maiores empresas de logística fracionada do país.

“A ideia é que todos ganhem com o Canal da Peça: o mecânico, que irá se conectar com o estoque de diversos fornecedores em minutos, reduzindo o tempo de espera por uma peça; o varejista, que poderá exibir o seu estoque a milhares de compradores; e o fabricante, que irá expor o seu produto de forma exclusiva no site, atualizando seu catálogo de produtos sempre que houver novidades”, resume Vinícius Dias, que com Cymrot, ajudou a criar a plataforma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira