Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2013 - 09:56

Tecnologia: uma nova perspectiva de futuro para Florianópolis


Cerca de 20 anos foram necessários, desde que as primeiras empresas de tecnologia começaram a surgir em Florianópolis, para que saíssemos de um cenário difícil, tanto na questão econômica (inflação, recessão etc.) como em termos de competitividade, e chegássemos a uma nova e bilionária indústria de tecnologia e inovação. Superamos a lei de reserva de mercado que tornava nossa infraestrutura tecnológica obsoleta e agora contamos com cerca de 600 empresas voltadas ao segmento, que gera de 30 a 40 novos negócios por ano.

O setor de tecnologia em Florianópolis, o qual faturou R$ 1 bilhão em 2012 e é o segundo maior gerador de tributos aos cofres municipais, também emprega atualmente mais de seis mil pessoas. E as perspectivas são positivas, pois o segmento tem crescido entre 20% e 30% em Santa Catarina, acompanhando o ritmo nacional. Sabemos que a tecnologia esta permeada e é demanda constantemente por diversos segmentos da economia, que almejam mais produtividade e competitividade. Esse é um dos principais motivos que fazem com que nosso setor cresça, ano após ano, acima da expectativa.

Esta indústria requer talentos, que buscam melhores condições de vida em cidades mais atrativas, fator que pode estar relacionado a boas oportunidades de emprego. Assim, Florianópolis tem no setor de tecnologia e inovação um dos principais impulsos para seu desenvolvimento, pois ainda se trata de uma indústria limpa, que não põe em risco suas belezas naturais, algo fundamental para manter qualidade de vida e, consequente, sua atratividade.

Acreditamos que um lugar precisa reunir tecnologia, talento e tolerância para atrair indivíduos criativos, gerar inovação e estimular o crescimento econômico. Na Capital, a tecnologia está representada por centros de excelência, como as universidades UFSC e UDESC, que são grandes responsáveis por uma legião de empreendedores que instalaram aqui seus negócios, mantendo um elevado capital intelectual. Além disso, nossa cidade também é um território de tolerância e diversidade.

Com um contexto econômico favorável, cidades que reúnem tecnologias, talentos e pessoas criativas tendem também a qualificar seus mercados tradicionais o que, no caso de Florianópolis, pode significar um turismo mais inovador, lucrativo e sustentável. O horizonte nos é favorável, mas é preciso também que tanto a administração pública quanto seus moradores sejam indutores destes princípios de inovação, talento e tolerância.

. Por: Guilherme Bernard, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira