Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2013 - 08:17

Ex-dirigente da FIESP realiza palestra na Coopercaixa

Roberto Nicolau Jeha, ex-dirigente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) durante 22 anos e ex-proprietário da empresa de Papelão Ondulado São Roberto, fez palestra sobre o mercado financeiro e de papel no país, na sede da Cooperativa Paulistana de Produção de Caixas e Chapas de Papelão Ondulado (Coopercaixa), em Itaquaquecetuba, no dia 18 de julho (quinta-feira).

“Agradeço a oportunidade de poder transmitir um pouco dos meus conhecimentos que adquiri nos mais de 50 anos nesse segmento. Hoje, quem atua com papelão ondulado são verdadeiros heróis, pois a economia do Brasil e do setor caminha num sentido adverso para a consolidação desse mercado”, diz Jeha.

Fundador da Associação Brasileira de Papel Ondulado (ABPO) e também do Sindicato da Indústria do Papelão no Estado de São Paulo (Sinpesp), Roberto Nicolau Jeha iniciou a sua trajetória de empresário há mais de 50 anos, na indústria de seu pai, Nicolau Calil Jeha, que fundou em 1947 a fábrica de papel São Roberto, produzindo papel pardo em pequena escala.

“Comecei a trabalhar com papel e papelão no ano de 1960 ajudando meu pai. Tínhamos uma pequena onduladeira, uma cortadeira e uma impressora. A partir daí, me dediquei com muita paixão e idealismo e não larguei mais, até o inicio desse ano, quando resolvemos vender a empresa”, relembra Jeha.

Questionado sore uma possível volta ao mercado de papelão, Roberto é enfático. “Creio que honrei o legado do meu pai. Cumpri o meu dever. Agora é hora de descansar e ter momentos como esse de troca de conhecimento. O importante é que a missão da São Roberto continua, ajudando o Brasil a crescer e dando emprego a muitas famílias, mesmo não estando mais a frente dos seus destinos”, comenta.

Entre os principais obstáculos da área, ele aponta a concorrência predatória. “Não há um acordo regulador entre as empresas do setor para que o mercado alcance um valor justo para todos”, avalia.

Sempre um otimista, Roberto ressalta a importância do trabalho realizado na Coopercaixa e dá uma palavra de esperança. “Temos uma inflação alta no momento. Vivemos uma crise mundial. E cada um de vocês, através desse trabalho incansável, são um dos caminhos para revertermos esse processo. Importante é manter vivo o espírito do cooperativismo. Todos aqui demonstram que o Brasil é viável. Em algum momento as pessoas entenderão que produzir valerá mais que especular no mercado financeiro. Vale a pena persistir”, fala.

Ricardo do Nascimento, sócio cooperado da Coopercaixa desde a fundação, destaca a importância dessa ação. “Em pouco mais de meia hora ele sintetizou o país e a economia de maneira simples e direta. Realmente, sua capacidade e lucidez impressionam”, afirma.

Na palestra estiveram presentes toda a direção da Coopercaixa e funcionários. Ao final, Edison Abe, diretor presidente da cooperativa fez a entrega de uma placa de prata para Roberto Nicolau Jeha e de um ramalhete de rosas vermelhas para a sua esposa, Sonia Jeha. Por final, Roberto conheceu todas as dependências da Coopercaixa e almoçou com os sócios-cooperados. “É uma emoção muito grande ter esse carinho e reconhecimento. Esse dia ficará marcado para sempre na minha memória”, finaliza Roberto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira