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23/07/2013 - 08:11

Celular da Sony tem o maior Valor Percebido e Samsung lidera em Força da Marca, revela estudo da CVA Solutions

Estudo revela que a participação de Smartphones dobrou em dois anos, sendo agora 64% dos aparelhos dos participantes da pesquisa. Samsung lidera a Força de Marca no País em smartphones, e a Nokia ocupa a primeira posição nos aparelhos celulares standard. Em Valor Percebido, Sony está em primeiro lugar em smartphones, com a Samsung na liderança em aparelhos standard.

Novo estudo da CVA Solutions sobre Aparelhos Celulares ouviu os donos de celulares da Alcatel, Apple, BlackBerry, Huawei, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, ZTE e outros. A pesquisa foi realizada em maio com 7.018 pessoas de todas as regiões do Brasil.

Neste ano os Smartphones ultrapassaram os celulares standard em presença de mercado, com 64% a 36% (praticamente 2/3 dos aparelhos). Em 2011, este número era 31% a 69%. “O uso do smartphone aumentou muito no prazo de dois anos, e o aparelho facilita o acesso às redes sociais, que tem sido um importante canal de comunicação entre as pessoas. As manifestações que temos visto nas últimas semanas são compartilhadas pelas redes sociais”, diz Sandro Cimatti.

Nota média entre 38 setores da economia-Em seu quarto ano de realização, o setor do estudo sobre Aparelhos Celulares ocupa a 25ª posição entre 38 setores da economia pesquisados pela CVA, com nota 7,54 (em uma escala que vai de 1 a 10). A posição é melhor do que TV por Assinatura, com 6,46, Bancos Premium, com 7,33, entre outros. E pior do que automóveis executivos, com 7,72, computadores, com 8,15%, Cosméticos - Venda Direta, com 8,22.

Valor Percebido-O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em Smartphones é da Sony com 1,05. Em segundo lugar está a Apple com 1,04 e na terceira colocação três empresas empatadas com 1,00: BlackBerry, Nokia e Samsung. “O lançamento do Sony Xperia, com bons recursos e um preço competitivo, faz a marca ser bem avaliada pelos seus consumidores”, aponta Sandro Cimatti.

Nos Aparelhos Celulares Standard, o melhor Valor Percebido é da Samsung com 1,02, em segundo vem a Nokia com 1,01 e em terceiro a LG 1,00.

O estudo da CVA aponta também que 50,9% dos respondentes gostaria de mudar de marca de Smartphones e que 49,1% manteriam a marca que possuem. Apple e Samsung tem o melhor índice de recompra de 81,5% e 61%, respectivamente. Entre os usuários dos Aparelhos Standard, 60,7% trocariam de marcar e 39,3% manteriam.

Força da Marca-A maior Força da Marca em Smartphones é da Samsung com 32,1%, um crescimento de praticamente 100% em relação ao ano anterior, quando a força da marca foi 16,4%. Em segundo lugar está a Nokia com 23,4%, mas vem de uma queda frente ao ano passado, quando tinha 33,2%. E em terceiro a Apple com 17,1%, sendo que no ano passado a marca tinha 13,4%.

Em aparelhos Standard a maior Força da Marca é da Nokia com 36,9%, seguida pela Samsung com 20,4%, que no ano passado tinha 15,0%.

“A pesquisa deste ano reforça o que a Samsung já havia apresentado no ano passado. Grande evolução em Força de Marca e market share, com sua postura agressiva no mercado. A boa surpresa é a melhora no Valor Percebido da Sony com smartphones sofisticados e um bom custo-benefício”, diz o sócio diretor da CVA Solutions.

.Ranking Aparelhos Celulares:

Perfil-A CVA Solutions (CustomerValueAdded) está há 12 anos no mercado brasileiro e 17 anos nos Estados Unidos. A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Heineken, Whirlpool, Comgás, Porto Seguro, Amil, SulAmérica, Fleury Medicina Diagnóstica, Dasa, Claro, Oi, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Hotéis Atlântica, Banco Santander, Bradesco, HSBC e Itaú.

A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do Market share e da rentabilidade do cliente.

O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.

Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz. [www.cvasolutions.com].

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