Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2013 - 08:17

Sociedade Brasileira de Dermatologia faz ação de conscientização na Jornada Mundial da Juventude

Grupo de Apoio Permanente vai informar sobre o preconceito contra portadores de Hanseníase e seus familiares e explicar mais sobre o diagnóstico e tratamentos. Ação tem a parceria do Sefras – organismo da ordem dos franciscanos, da qual o Papa Francisco faz parte, que desenvolve atividades solidárias voltadas para a população mais pobre .

Em 2012, foram registrados 33.303 casos novos de hanseníase no país, segundo dados do Ministério da Saúde. O maior número de novos casos se concentra nas áreas carentes de recursos públicos, com alta taxa de concentração populacional e com maior número de unidades de saúde descentralizadas. Os portadores de Hanseníase sofrem muito preconceito, mesmo na Sociedade atual. Reconhecido internacionalmente, o trabalho do GRAPE – Grupo de Apoio permanente da SBD para o combate da Hanseníase, atua na área sócio-educativa do Projeto Franciscano pela Eliminação da Hanseníase em todo o Brasil e junto com o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS) conquistou espaço para a participação na Jornada Internacional da Juventude, no Rio de Janeiro.

O grupo terá um estande permanente no Espaço Franciscano localizado na Igreja de São Francisco da Penitência, (Convento de São Francisco), no Largo da Carioca, onde dermatologistas conscientizarão os jovens e a população sobre como o diagnóstico da hanseníase é simples, sobre os tratamentos e formas de transmissão e trabalharão a questão do preconceito mostrando que ele não se justifica.

“Infelizmente nossos jovens são vítimas do preconceito que persiste, mesmo com o tratamento e cura da doença. Ainda há muita discriminação nas escolas, no trabalho e no meio social. Nossa responsabilidade social, principalmente sendo dermatologistas, é poder fornecer informações corretas para que todo o mito criado sobre esta doença tenha um fim. E, nesta jornada, poderemos abordar este assunto com milhares de jovens e, particularmente, o Papa Francisco”, explica a Dra. Vânia Lúcia Siervi Manso, uma das coordenadoras do GRAPE-SP Hanseníase. Estão previstos grupos e rodas de discussão, jogos, atividades multimídia.

.[Igreja de São Francisco da Penitência, da OFS, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro,dias 23, 25 e 26 de julho,das 10h às 19h, no facebook/grapesbdhanseniase].

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.

A Transmissão-A Hanseníase é transmissível através da respiração. Mas esse contágio tem algumas características especiais: Por pessoa, com a doença, sem tratamento e na forma transmissível da doença e um convívio prolongado com esse indivíduo. Tão logo seja iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível. É por isso que é importante diagnosticar a doença logo no início.

Ninguém que tenha a doença precisa se afastar da sociedade, nem deixar de trabalhar ou ficar perto de sua família. A maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais suscetíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de dois a sete anos e entre os fatores que podem manter a doença estão as precárias condições s ócio-econômicas e a superpopulação doméstica. Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, assim como no Brasil, onde a doença é um problema de saúde pública.

Sinais e Sintomas-Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados na pele, em qualquer local do corpo e nos nervos, principalmente os das extremidades dos membros e da face.

Uma lista dos sinais e sintomas mais comuns da hanseníase:.Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.

.Área de pele seca e com falta de suor.

.Área da pele com queda de pelos, mais especialmente nas sobrancelhas.

.Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor, frio ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde.

.Sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés.

.Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

.Edema ou inchaço de mãos e pés.

.Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

.Úlceras de pernas e pés.

.Nódulos (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Hanseníase tem Cura? A hanseníase tem cura. Os portadores da doença que, até a década de 70, eram excluídos do convívio social e condenados ao confinamento em colônias, hoje recebem remédios de graça e se tratam em casa, com acompanhamento médico nas unidades básicas de saúde.

O tratamento pode ser de seis meses ou um ano. Mas o caminho até a eliminação em nível nacional é longo. É necessária a mobilização da sociedade, formação adequada de profissionais de saúde e empenho dos governantes.

SEFRAS-Desde sua chegada ao Brasil, os franciscanos promovem ações de atendimento à população empobrecida do entorno dos conventos. No entanto, com o reconhecimento da Assistência Social como direito a partir da Constituição de 1988, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil criou, em 2001, o Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras – com o objetivo de contribuir para a superação da desigualdade social. O Sefras articula o atendimento imediato e a participação no processo de construção de políticas públicas assegurando, assim, os direitos da população. Para isso, estabeleceu diretrizes e objetivos que contemplam o atendimento socioassistencial, a participação nos espaços de controle e a mobilização popular.

GRAPE-O Projeto GRAPE-SBD - Projeto Grupo de Apoio Permanente - Sociedade Brasileira de Dermatologia é um projeto, de caráter institucional criado pela atual Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É supervisionado pela Coordenação de Ações Institucionais da Sociedade de Dermatologia. Tem como objetivo a formação e a agregação de Grupos de Apoio Permanente a portadores de doenças de pele, com potencial discriminatório e excludente, tais como: psoríase, vitiligo, alopecia areata, atopia, acne, câncer cutâneo, genodermatoses, doenças bolhosas, etc.

SBD A Sociedade Brasileira de Dermatologia-A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de 6 mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo. Com mais de 100 anos de existência, é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, o ensino e a pesquisa na dermatologia e áreas afins .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira