Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2013 - 08:17

Tenho úlcera gástrica. O que devo saber?

Muitas pessoas ouvem falar sobre úlcera gástrica, mas desconhecem o que exatamente é essa doença, quais os principais sintomas, como ela é diagnosticada, as principais recomendações para evitá-la e quais são as principais causas. Estudos epidemiológicos mostram que as úlceras podem atingir diferentes grupos étnicos, independentemente da idade, do sexo ou da ocupação profissional. O Dr. André Siqueira Matheus, especialista gastroenterologista, nos ajudará a entender as principais questões que envolvem este assunto.

A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em diversas partes do organismo, como na pele e no cólon (colite ulcerativa), por exemplo. Nessas lesões ocorre uma ruptura da camada de revestimento provocando exposição de tecidos mais profundos. No entanto, quando falamos em úlcera, quase sempre nos referimos às gástricas, mas vale lembrar que quando abordamos doenças gastrintestinais temos que ter em mente também as úlceras do duodeno, que surgem na junção do estômago com o intestino delgado, e mesmo as do esôfago que são mais raras.

Os ácidos estomacais, especialmente o clorídrico, são muito fortes. Num estômago normal e saudável, sua ação restringe-se somente aos alimentos, mas, em determinadas situações, eles podem atacar o revestimento do trato digestivo e provocar o aparecimento de uma úlcera.

“Sintomas como dor ou queimação que aparecem principalmente com o estômago vazio, incômodos que despertem o paciente à noite e desaparecem com a ingestão de alimentos ou antiácidos; vômitos ou fezes com sinais de sangramento e perda de peso são alguns dos indícios da existência de problema estomacal que deve ser investigado”, explica o especialista.

Pessoas que têm histórico familiar, fazem uso constante de medicamentos, estão expostas a constate situação de estresse, fumam, ingerem bebidas cafeinadas, e que mantêm uma alimentação desregrada, principalmente a base de frituras, são indivíduos com maior propensão ao desenvolvimento da doença.

A forma mais comum para diagnosticar úlceras é a endoscopia, exame realizado sob sedação que permite visualizar diretamente o esôfago, o estômago e o duodeno. Quando descoberto o problema, o tratamento medicamentoso adequado auxiliará na redução da quantidade de ácido produzido pelo estômago, permitindo a cicatrização da úlcera e a melhora da dor associada a esta condição.

A Sandoz, assim como outras empresas de genéricos, produz opções para tratar doenças gastrointestinais com preços mais acessíveis. A companhia acaba de lançar o Rabeprazol Sódico, primeiro genérico do mercado nacional dessa substância, que recebeu aprovação da Anvisa em julho de 2013.

“É importante manter o acompanhamento médico regular para controle”, conclui o especialista.

Perfil-A Sandoz, divisão do Grupo Novartis, segunda maior fabricante mundial de medicamentos genéricos, oferece uma ampla gama de cerca de 1.000 produtos de alta qualidade e acessíveis que não são mais protegidos por patentes válidas. Com aproximadamente 25 mil colaboradores em 140 países, a Sandoz mantém a liderança global em biossimilares bem como em genéricos injetáveis, produtos oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos. Grupos de produtos-chave incluem medicamentos para o tratamento do sistema nervoso central, distúrbios do aparelho digestivo, tratamentos cardiovasculares e terapias hormonais. . A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos juntamente com produtos farmacêuticos e substâncias ativas biotecnológicas além de anti-infecciosos. Além de um forte crescimento orgânico nos últimos anos, a Sandoz tem feito uma série de aquisições incluindo a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria),Oriel Therapeutics (EUA) e Fougera Pharmaceuticals (EUA). Em 2012, a Sandoz alcançou vendas líquidas de USD 8,7 bilhões para o ano inteiro. [www.sandoz.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira