Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2013 - 09:20

Bradesco atinge lucro líquido de R$ 2,9 bilhões no 2T13, aponta BB Investimentos

Resultado consistente com revisão de guidance.

Mais uma vez o Bradesco apresentou um resultado consistente e sem surpresas, mostrando que continua preparado para a nova realidade do setor financeiro. O lucro líquido foi de R$ 2,9 bilhões (+1,2% T/T) com destaques para: (a) queda, pelo quarto trimestre consecutivo, na despesa de PDD (-0,5% T/T) e (b) despesas operacionais sob controle, com evolução de 4,1% A/A. Os pontos negativos do resultado foram: (a) recuo de 4,6% no Patrimônio Líquido, impactado pela marcação a mercado da carteira de títulos de renda fixa e (b) queda de 90% T/T na parcela de não-juros da margem financeira. Foi o pior desempenho da receita de não-juros desde o quarto trimestre de 2008. “Conforme esperávamos, seria difícil para o banco atingir o crescimento da margem financeira prevista no início do ano, que estimava alta entre 7% e 11%, tanto que o guidance para a margem financeira foi revista para um crescimento entre 4% e 8%. O ROAE apresentou avanço de 30 bps e encerrou o trimestre em 17,4%”, disseram os analistas Nataniel Cezimbra e Carlos Daltozo, da BB Investimentos.

Crédito – arrefecimento do crescimento: “a carteira de crédito do Bradesco, excluindo avais e fianças, apresentou evolução de 9,5% A/A com destaque positivo para: (a) financiamento imobiliário (+33,0% A/A) e crédito pessoal (+21,8% A/A) no segmento de pessoa física e (b) financiamento à exportação (+29,1% A/A) no segmento de pessoa jurídica. Ao contrário do que esperávamos, o ritmo de crescimento de crédito está desacelerando, assim como a perspectiva de crescimento da economia que, segundo o relatório Focus do BACEN, apresentou queda na expectativa de crescimento do PIB pela décima semana consecutiva”, continuram os executivos.

Índice de inadimplência em trajetória de queda- “A inadimplência (NPL 90), beneficiada por todos os segmentos, apresentou queda de 30 bps T/T chegando a 3,7%. A maior redução foi verificada na carteira de PF, com queda de 50 bps T/T. Nos segmentos de PME e de grandes empresas, as quedas verificadas foram de 20 bps. e 10 bps, respectivamente. O banco continuou a trajetória de queda na inadimplência iniciada no terceiro trimestre de 2012, o que demonstra um crescimento com maior qualidade de sua carteira de crédito, assim como esperávamos”, observaram Cezimbra e Daltozo.

Eficiência operacional: “o índice de eficiência operacional acumulado em 12 meses apresentou ligeira piora no trimestre, ficando em 41,8%. O indicador foi impactado pela queda no resultado de não-juros. Nossa expectativa é de que o Itaú apresente uma ligeira melhora na eficiência operacional, porém o Bradesco deverá continuar a apresentar o melhor indicador dentre os grandes bancos privados”, frisaram os analistas.

Redução do guidance: “o guidance para 2013 foi revisado, reduzindo a expectativa de crescimento da carteira de crédito, da margem financeira e também as despesas operacionais. Por outro lado, a expectativa de crescimento da receita de prestação de serviços foi elevada”, apontaram.

Perspectivas: mais uma vez o Bradesco apresentou um resultado positivo, beneficiado pela melhora na qualidade da carteira e consequente queda nas despesas de provisão para devedores duvidosos. A eficiência operacional, apesar da piora verificada no trimestre, será a melhor dentre as instituições financeiras, o que demonstra o compromisso do banco com o controle de despesas. Apesar do arrefecimento do ritmo de concessão do crédito, que levou a instituição a rever sua expectativa de crescimento em 2013, o cenário ainda é mais favorável do que o visto no ano passado. A inadimplência continua em sua trajetória de queda, porém a mudança no mix da carteira continua a pressionar a margem financeira. “Nesse sentido, colocamos nosso preço em revisão para adequar nosso modelo às novas estimativas de crescimento em 2013”, concluiram oa analistas do BB Investimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira