Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2013 - 08:12

Combata o estresse para reduzir o colesterol alto

Entenda como a alimentação balanceada pode ser um aliado para a saúde da sua mente e coração,

Mau humor, dor de cabeça, cansaço. Estes são apenas alguns sintomas do estresse. Já reparou que pessoas em grandes picos de estresse levam imediatamente a mão ao coração? Esse é um reflexo que certamente corresponde à realidade, já que a má alimentação pode ser uma rota de fuga para o estresse, o que pode elevar os níveis de colesterol e, consequentemente, desenvolver doenças cardíacas. Seja ansiedade, pânico ou as muitas demandas do trabalho e de casa, o importante é criar mecanismos para lidar com este problema e assim evitar situações que podem fazer mal a saúde do seu coração.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, relacionou os ânimos com as taxas de colesterol. O estudo, que analisou 716 homens com idade média de 65 anos, constatou que lidar de forma positiva com as situações estressantes é uma atitude associada a níveis elevados do “bom” colesterol ou HDL-colesterol. Resumindo, o estresse provoca o aumentos dos triglicérides e a diminuição do HDL, já que os pacientes tensos tendem a comer mais e pior.

“Estresse e ansiedade provocam a queda nos níveis de serotonina, um neurotransmissor que nos faz sentir bem. Para aliviar esta sensação, a pessoa com alto nível de estresse passa a ingerir os “alimentos de conforto”, que são frequentemente ricos em açúcar ou com elevados teor de gordura, fazendo com a que os níveis de colesterol “ruim” ou LDL- colesterol se elevem”, diz Laís Aliberti, Coordenadora de Nutrição da Unilever Brasil.

Os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína, açúcar e gordura, podem agravar os níveis de estresse. Durante este período, é necessário ficar atento aos alimentos gordurosos e que fazem mal à saúde e preferir um maior consumo de alimentos saudáveis para manter o organismo funcionando adequadamente. “Uma simples substituição na alimentação – gorduras saturadas e trans, consideradas “ruins” – por alimentos que contêm gorduras mono ou poliinsaturadas, consideradas “boas”, no café da manhã ou nos lanches, já significa uma mudança relevante na saúde. Comer de forma mais saudável não é apenas uma questão de vaidade e sim de bem-estar e qualidade de vida”, destaca Laís.

Outro importante fator anti-estresse é a atividade física, que libera endorfina, deixando a pessoa mais relaxada. A prática de exercícios melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, além de distrair sua atenção dos problemas do cotidiano.

Becel-Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Toda a linha de cremes vegetais da marca Becel é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Dentro do portfólio de creme vegetal Becel, está a versão Original, que contém óleos vegetais com Ômegas 3 e 6 (gorduras poliinsaturadas) e vitaminas A, D e E. Becel sabor Manteiga possui os mesmos benefícios da original, mas com o sabor da manteiga.

Já o creme vegetal PRO-ACTIV possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada a ingestão de 20 g do produto, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de duas colheres de sopa, em conjunto a uma alimentação equilibrada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira