Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2007 - 11:15

Software Livre: a oportunidade de micros e pequenas empresas terem suas áreas de TI

Durante vários anos, as áreas de TI eram restritas às empresas de médio e grande porte, pois os custos de servidores e softwares eram viáveis somente para empresas que podiam fazer estes investimentos.

Ter uma área profissional de TI significa organizar as informações e os dados em servidores; permitir que os dados possam ser compartilhados entre os computadores; garantir a integridade dos dados e informações através de redundância, backups e restores; proteger os acessos à Internet e garantir o funcionamento dos sistemas da empresa.

Em uma micro ou pequena empresa, ter uma pessoa cuidando da informática é visto como uma espécie de custo desnecessário, pois não existe um servidor que possa organizar as informações e dados de empresas de pequeno porte. Em parte isto se deve aos custos de hardware, software e serviços. Assim, os dados ficam espalhados pelos micros da empresa, sem nenhum tipo de organização ou segurança.

O software livre torna-se uma solução interessante para as micros e pequenas empresas que querem organizar os seus dados e informações. Vários são os motivos para isso:

1- O tipo de licenciamento do software livre permite que as empresas possam ter acessos a sistemas como Linux e banco de dados.

2- Os softwares livres são, na sua grande maioria, desenvolvidos para rodar em micros comuns, permitindo assim o uso destes computadores como servidores.

3- O acesso às informações foi facilitado pela Internet.

Em outras palavras, hoje, as micros e pequenas empresas podem ter servidores rodando com software livre, o que representa um baixo investimento. Algumas das soluções mais implementadas por estas empresas:

- Servidor de arquivos, autenticação e impressoras: utilizando-se o sistema operacional Linux e o Samba, pode-se montar um servidor para compartilhar os dados e impressoras com segurança, permitindo que somente os usuários autorizados possam acessar os dados e ingressar nos computadores da empresa.

- Compartilhamento de Internet - Utilizando-se o Linux, iptables e o squid, podemos montar um ambiente de acesso à Internet com segurança para acesso externo (firewall), controle de sites que os usuários acessam (proxy) e o compartilhamento de Internet para todos os computadores.

- Segurança dos dados – Rotinas de backup e restore podem ser configuradas para ser executadas diariamente, mantendo cópias de segurança em CD-rom, DVD ou fitas.

- Redundância de dados – O Linux permite que os discos possam ser configurados com redundância como RAID e espelhamento.

- Replicação de dados e ambiente de alta-disponibilidade – O Linux pode ser configurado para oferecer uma segurança a mais no ambiente, os dados são replicados em uma outra máquina de tempos em tempos e, caso tenha falha na máquina principal, a máquina reserva assume as funções da máquina principal.

No passado recente, estes serviços eram possíveis somente em servidores e softwares específicos, com um custo alto. Hoje, o software livre permitiu a “inclusão digital” das micros e pequenas empresas no mundo dos servidores.

. Por: Marcelo Tsuguio Okano, coordenador dos cursos de tecnologia de banco de dados e redes de computadores da Faculdade Módulo e professor de pós-graduação em redes na FIAP. É Mestre em Administração e consultor de TI para a área de servidores. Trabalha desde 2000 com projetos de virtualização para servidores Unix e Linux, participou de vários projetos de consolidação de servidores na IBM. Possui certificações como IBM-AIX, Linux, LPI dentre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira