Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2007 - 11:30

BNDES aprova financiamento de R$ 170 milhões para hidrelétrica de Monjolinho

Empreendimento vai gerar 700 empregos diretos e 1.500 indiretos.

O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 170 milhões para a implantação da Usina Hidrelétrica Monjolinho, no Rio Passo Fundo, bacia hidrográfica do rio Uruguai, entre os municípios de Faxinalzinho e Nonoai, no Rio Grande do Sul. A participação do BNDES será de 72% do investimento total do projeto.

Foi aprovada também a linha de transmissão associada, além da execução de programa de investimentos sociais. A UHE de Monjolinho terá capacidade de gerar 67,14 MW. Na fase de construção serão criados 700 empregos diretos e 1500 indiretos.

O financiamento foi concedido à empresa Monel Monjolinho Energética S/A, do Grupo Engevix, que atua na prestação de serviços de consultoria de engenharia, projetos, fiscalização e gerenciamento de obras, principalmente em geração hidrelétrica e transmissão de energia elétrica.

A hidrelétrica Monjolinho terá um reservatório com área de 5,46 km²; vazão máxima turbinada de 126 m³/s. O projeto prevê adequação e construção de estradas de acesso ao local da usina e abertura de servidão de passagem para a instalação da linha de transmissão.

Embora os estudos ambientais desenvolvidos (EIA/RIMA) tenham indicado que a implantação do projeto não vai gerar impactos ambientais significativos, está prevista a execução de programas ambientais e de medidas mitigadoras e compensatórias dos impactos do projeto.

A Monel participou do terceiro Leilão de Energia Nova em outubro do ano passado e firmou Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) por um prazo de 30 anos, a partir de janeiro de 2011. A empresa, no entanto, pretende antecipar a entrada em operação comercial plena para dezembro/2009, o que vai proporcionar a disponibilidade de 43,1 MW médios provenientes de geração hidráulica no ano de 2010.

Constituída em 1965, a Engevix é uma empresa de engenharia consultiva, responsável pela elaboração de projetos, integração e gerenciamento de empreendimentos nas áreas de energia, indústria e infra-estrutura. A empresa tem participado de estudos e projetos de grande expressão, em obras públicas e privadas, no Brasil e no exterior.

Dispõe de escritórios em São Paulo, Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro, Macaé e Curitiba, no Brasil. No exterior, possui escritórios em Lima, Cidade do México e Luanda.

A Engevix é bastante conceituada em projetos de hidrelétricas e energia no mundo, com atuação em projetos que totalizam aproximadamente 30 mil MW instalados e cerca de 7 mil MW em construção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira