Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2007 - 11:34

II Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Belém e Porto Alegre recebem mostra sul-americana que comemora 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega à sua 2ª edição em 2007 e desta vez acontecerá em oito capitais brasileiras, entre os dias 04 e 16 de dezembro, com exibição de filmes e ciclo de debates, consolidando assim um espaço para discussão e reflexão sobre os direitos humanos.

Sob a curadoria do cineasta Giba Assis Brasil, foram selecionadas cerca de 30 produções sul-americanas, entre longas e curtas, dos gêneros documentário, ficção e animação. “Cada uma das idéias de humanidade contidas nos artigos da DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos) é um bom ponto de partida para o espectador que se dispõe a assistir a um bom filme”, conta Giba. No seu conjunto, os filmes exibidos serão uma reafirmação dos 30 artigos da DUDH.

Esse aspecto, que foi levado em consideração não apenas na seleção dos filmes, mas também na sua apresentação ao público, será enfatizado no material de divulgação da Mostra, bem como na condução dos debates.

Além dos 30 filmes da seleção, destaque para três filmes do veterano diretor de esquerda argentino Fernando Solanas sobre a crise política, social e econômica em seu país: Memoria del Saqueo (2004), La Dignidad de los Nadies (2005) e Argentina Latente (2007).

A abertura oficial acontece no Rio de Janeiro, em 04 de dezembro, com a apresentação do inédito Matar a Todos (Chile / Argentina / Uruguai – 2007), dirigido por Estebán Schroeder. O filme, que trata da presença da ditadura na América do Sul, mesmo após a reinstauração dos sistemas democráticos, foi premiado no Festival de Biarritz, na França, e convidado a participar dos Festivais de Torino, Friburgo, Roterdam e Havana. O diretor e a atriz Roxana Blanco já confirmaram presença na abertura.

Depois, a Mostra seguirá para as demais cidades e todas as programações se encontrarão no dia 10 de dezembro em comemoração especial aos 59 anos da assinatura da Declaração.

Entre os filmes escolhidos, está o brasileiro Você também pode dar um presunto legal, de Sergio Muniz, relacionado com o artigo 5º da Declaração, que faz uma reflexão sobre os métodos do Esquadrão da Morte de São Paulo no final dos anos 60. Este filme foi realizado em 1971, mas nunca foi exibido. Seus originais se perderam e, em 2006, ele foi reconstituído e remontado a partir de uma cópia VHS.

Todos os filmes, inclusive os brasileiros, terão legendas para que deficientes auditivos possam acompanhá-los. Além disso, serão feitas sessões orientadas a deficientes visuais, em que também os “espectadores videntes” serão convidados a vivenciar a experiência do cinema de olhos fechados. Para tanto, serão oferecidas vendas no início da sessão. A proposta é permitir tanto a inclusão dos deficientes visuais como promover o diálogo e a integração social.

Para o ciclo de debates foram convidados cerca de 30 debatedores de diversos países da América do Sul e regiões brasileiras, entre cineastas, intelectuais e ativistas, para promover o enriquecimento e a conscientização sobre as questões dos direitos humanos suscitadas pelos filmes selecionados.

A mostra é inteiramente gratuita, uma vez que “o objetivo dessas ações é democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão e integração social, fazendo do próprio evento uma celebração dos Direitos Humanos”, finaliza o curador da mostra.

A II Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e SESC SP, apoio do Ministério das Relações Exteriores e patrocínio da Petrobras. | www.cinedireitoshumanos.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira