Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2013 - 11:01

Papa e ministro visitam polo para atendimento de dependentes químicos

Integrante do complexo hospitalar São Francisco na Providência de Deus, o Polo de Atenção Integral de Saúde Mental (PAI) terá 80 leitos de internação e será um legado da Jornada Mundial da Juventude.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanha no dia 24 de julho (quarta-feira) a visita do Papa Francisco ao complexo hospitalar São Francisco na Providência de Deus, localizado no Bairro da Tijuca (RJ). Mantido por uma associação beneficente, o complexo destina 20% dos seus atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles conheceram ainda o Polo de Atenção Integral de Saúde Mental (PAI), que fará parte de uma rede de cuidados a dependentes químicos e disponibilizará 80 leitos para internação dos pacientes – 40 serão entregues até o final de agosto e outros 40 até dezembro. Também estará presente à visita o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

Batizado de PAI Papa Francisco, o projeto faz parte do legado social da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O polo contará 80 profissionais entre psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e profissionais de enfermagem. Está prevista, ainda, a realização de uma cerimônia com a participação de cerca de 300 dependentes químicos atendidos por comunidade terapêuticas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Pelo programa Crack, é possível vencer, o Ministério da Saúde tem investido na abertura de leitos para o tratamento de dependentes químicos. No estado do Rio de Janeiro foram habilitados 113 leitos em enfermarias especializadas, dos quais 59 leitos já foram abertos na capital. Até 2014, a população do estado contará com 403 leitos desse tipo e outros 100 que serão habilitados em centros de atenção psicossocial e unidades de acolhimento. Ao todo, serão investidos R$ 211 milhões para ampliação do serviço.

Esta será a segunda visita do ministro Alexandre Padilha ao local. Em junho, ele inaugurou oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Francisco na Providência de Deus. A unidade de saúde possui credenciamento para transplante de fígado e rim e integra o Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Rio de Janeiro. Por meio da Portaria 737/2013, foi estabelecido recurso financeiro no montante anual de R$ 8,4 milhões para o Estado, para a qualificação de 90 leitos de Enfermaria Clínica.

Ampliação – O novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) aumentou de 27 para 35 o total de leitos de tratamento intensivo disponíveis na unidade de saúde. O novo CTI conta com equipamentos de última geração e dispõe de oito leitos, que representam um aumento de 29% na oferta deste tipo de vagas no hospital. O aumento de vagas abre a possibilidade de ampliar a quantidade de cirurgias no hospital, que realiza procedimentos cardíacos e conta ainda com o Centro de Trauma do Idoso e o Centro Estadual de Transplantes. Além desses serviços, o HSFA é um dos centros estaduais de referência para pacientes com HIV.

O Hospital São Francisco de Assis começou a funcionar em julho de 2012 e já realizou mais de 4.100 consultas e mil cirurgias. A maior parte delas foi feita no Centro de Trauma do Idoso (653), inaugurado em outubro do ano passado. O serviço é especialmente voltado para o atendimento de pacientes acima de 60 anos com fraturas do fêmur proximal, que é o tipo mais comum entre pessoas nesta faixa etária.

Ações de saúde – Entre as ações de Saúde para a JMJ, coordenadas pelo Ministério da Saúde, estão os Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) Nacional e Regional (composto por municípios e estado do Rio) que, a exemplo da Copa das Confederações, vão monitorar todos os eventos de saúde que ocorrerem durante e após cada evento para responder, de forma qualificada, rápida e eficaz às emergências de saúde pública. Outros atores envolvidos podem ser integrados ao CIOCS, como Bombeiros, Defesa Civil e Forças Armadas.

O Ministério da Saúde enviou para o estado, esta semana, cinco equipes da Força Nacional do SUS, num total de cinco médicos, seis enfermeiros e seis técnicos em enfermagem para auxiliar nas atividades locais. Além desses profissionais, 14 técnicos do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão no CIOCS no Rio de Janeiro para dar assistência às equipes das secretarias estadual e municipais.

Além disso, desde o começo de julho, a Anvisa reforçou o trabalho em portos, aeroportos e fronteiras para fiscalizar a entrada de alimentos e medicamentos no país. Em caso de urgência e emergência, deve-se acionar o telefone SAMU 192. O usuário será acolhido por uma equipe das centrais de regulação médica das urgências com as informações necessárias para cada caso. |. Lívia Nascimento/Agª/S.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira