Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2007 - 11:37

GNext vai a campo conhecer perfil de alunos brasileiros que cursam MBA´s no exterior

Objetivo é traçar perfis de alunos altamente qualificados, interessados em trabalhar no Brasil após a conclusão do curso.

A GNext Talent Search, empresa brasileira pioneira na identificação e recrutamento de jovens executivos com alto potencial de desenvolvimento, realiza uma ação de relacionamento com importantes cursos de MBA do exterior. A estratégia é conhecer e traçar perfis de alunos altamente qualificados, interessados em trabalhar no Brasil após a conclusão do curso e oferecer sempre a melhor opção de profissional aos seus clientes.

“Essa estratégia visa enriquecer nosso banco de dados com perfis de profissionais altamente qualificados, os quais poderão ser candidatos em processos de recrutamento conduzidos pela GNext”, explica a sócia diretora, Danute Gadziullis.

O projeto compreende o contato com os principais cursos de MBA do mundo, segundo o ranking Global MBA 2007, do Financial Times. Os primeiros passos tiveram início em maio deste ano com visitas aos cursos da Europa. Agora, já na segunda etapa, as visitas, durante o mês de novembro, serão aos cursos da costa leste dos Estados Unidos.

A equipe da GNext visitará o curso da University of Pennsylvania: Wharton, primeira colocada no ranking; em seguida, o da Columbia Business School, segunda colocada no ranking; o da Harvard Business School, terceira colocada; depois, o da University of Chicago GSB, sexta colocada. The Amos Tuck School of Business Administration at Dartmouth College, na cidade de Hanover, é a nona colocada e, para finalizar essa etapa, a equipe visitará a Northwestern University: Kellogg, décima nona colocada no ranking.

“Pretendemos realizar, nesta segunda etapa, entrevistas mais direcionadas para a pesquisa, o conhecimento e o entendimento do cenário de forma ampla e objetiva. Queremos saber o atual perfil do estudante brasileiro de MBA, além de suas expectativas de carreira e traços comportamentais mais comuns.”, acrescenta a também sócia diretora da GNext, Denise Barreto.

Denise explica ainda que, durante as visitas, serão realizadas entrevistas estruturadas com questionários com respostas de múltiplas escolhas. “Essa estratégia nos permitirá conhecer mais profundamente o perfil destes estudantes brasileiros de MBA no exterior. Teremos acesso ao histórico de carreira, formação e expectativas para quando retornarem ao mercado de trabalho brasileiro”.

Paralelamente, a GNext também quer ouvir seus clientes. “Levantaremos ao mesmo tempo o histórico de recrutamento e as expectativas de nossos clientes ao recrutarem executivos que cursaram MBA”, explica. O objetivo é entender melhor a estratégia de cada cliente para contratação desses profissionais e levar subsídios sobre o mercado de trabalho brasileiro para os alunos interessados em trabalhar no Brasil.

“Esta estratégia nos dará a chance de identificar a necessidade de cada cliente, avaliando as condições, os riscos e as oportunidades da empresa para fazer a melhor indicação de profissional”, revela Denise.

Cenário Europeu - A sócia diretora da GNext Danute Gardziulis visitou a London Business School, na Inglaterra (quinta colocada), a Insead The Business School for the World (sétima colocada) e a HEC School of Management (décima oitava), na França.

Nessas primeiras visitas, Danute levantou perfis de vários alunos e suas perspectivas de atuação no futuro próximo. “Entrevistei 12 alunos brasileiros e todos eles mencionaram como primeira opção de carreira após o MBA o mercado financeiro, mais especificamente bancos de investimento ou firmas de private equity e a maior parte deles pretende dar continuidade à carreira no exterior por mais um ou dois anos após a conclusão do curso”, conta.

Os entrevistados, segundo Danute, tinham entre 25 e 32 anos. “Embora mais interessados em grandes corporações, todos eles buscam ambientes de trabalho que propiciem ações empreendedoras e participação na tomada de decisão, além de estrutura organizacional que permita crescimento. Por isso, não excluem empresas menores, mas em expansão”, diz.

Por outro lado, os clientes da GNext, empresas nacionais ou internacionais em processo de crescimento, têm exigido executivos com perfil internacional, disponibilidade para atuar fora de seus países de origem, fluentes em línguas estrangeiras, com boa habilidade de relacionamento e conhecimentos sobre economia internacional.

Para Danute, a iniciativa foi bastante positiva. “Fomos recebidos com entusiasmo por alunos e liderança dos Centros de Carreira das universidades. Os responsáveis pelos cursos de MBA da Europa revelaram que esta iniciativa da GNext é incomum e confirmaram interesse em divulgar nossas posições lá. Recebemos inclusive convites para ajudá-los a ter contato com informações do mercado brasileiro, com indicações, por exemplo, de nomes de executivos para palestras aos seus alunos”.

Perfil da GNext Talent Search - A GNext Talent Search é pioneira na identificação e no recrutamento de jovens executivos com alto potencial de desenvolvimento. Trabalha com perfis de candidatos diferenciados, contemplando tanto sua formação profissional como pessoal, que confirmam suas habilidades e competências para ocuparem posições de destaque e liderança no futuro. Desde 2004, a GNext vem atendendo organizações multinacionais e nacionais, de variados setores, tendo entre seus clientes empresas como a Companhia Vale do Rio Doce, grupo Whirpool (dona da Multibrás e Embraco), Alpargatas e Votorantim Metais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira