Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/07/2013 - 09:18

Construção civil garante mais um certificado para projetos sustentáveis

Selo e certificado verde trazem reconhecimento internacional no setor da construção civil.

Os novos projetos das grandes construtoras vêm ganhando espaço na utilização de tecnologias e procedimentos para diminuição dos impactos ao meio ambiente por meio do uso eficiente de recursos como água e energia. Assim, adotando medidas sustentáveis, os empreendimentos melhoram a qualidade de vida de seus ocupantes e protegem o entorno da degradação ambiental. Essas medidas seguem os critérios de sustentabilidade dos certificados internacionais como o LEED, AQUA, BREEAM e DGBE, certificado alemão que começa a ganhar espaço no mercado.

De acordo com o Green Building Council no Brasil, o número de empreendimentos brasileiros que buscam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) só perde para os Estados Unidos, China e Emirados Árabes. O AQUA, também já conhecido no Brasil, possui uma avaliação de desempenho ambiental e baseia-se na certificação francesa Haute Qualité Environnementale (HQE).

O mais recente certificado no mercado brasileiro, o DBGE, promete inovar e contribuir para as construções civis sustentáveis, pois abrange não apenas medidas para uso consciente dos recursos naturais, mas um planejamento de todos os aspectos que envolvem a vivência do indivíduo dentro do empreendimento. Isto é, arquitetura, inovações tecnológicas e sustentáveis, arte e um pensamento voltado para a mobilidade urbana agora estão a serviço da inclusão do empreendimento dentro da sociedade. Esse novo certificado no mercado brasileiro propõe um conceito diferenciado nas construções que se diferenciam pela originalidade do projeto e novas ideias nele aplicado.

“A certificação é uma ferramenta que garante credibilidade da obra, ou seja, trata-se de uma assinatura verde para o mercado. Além disso, o certificado demonstra também o desempenho do edifício e os esforços feitos para a redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias primas” explica Sibylle Muller, Diretora da AcquaBrasilis.

O conceito de construção verde não está associado apenas à preservação do meio ambiente, e sim à proposta que prevê o desenvolvimento econômico, social e o respeito ao meio ambiente. Para países em desenvolvimento, como o Brasil, equilibrar esses três pontos é fundamental para garantir um crescimento econômico sólido.

A AcquaBrasilis é referência no segmento de reúso de água e captação e tratamento de água da chuva para aproveitamento em fins não potáveis. A empresa já participa de projetos com as normas dos certificados citados acima, incentivando a construção verde com o objetivo de construir edifícios residenciais e comerciais com melhor qualidade de vida para seus ocupantes e menor impacto ao meio ambiente.

Mais sobre a AcquaBrasilis-Com tecnologia desenvolvida na Alemanha adaptada as necessidades dos projetos nacionais, a AcquaBrasilis é hoje, referência de atuação no mercado de reuso de água, captação de água da chuva, potabilização de águas de mananciais, tratamento para fins não potáveis, como irrigação, em vasos sanitários, lavagem de roupas, carros, etc.

Atuante no segmento desde 2001, a AcquaBrasilis surgiu com a proposta num período em que a preocupação com o meio ambiente torna-se cada vez mais evidente em projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, tornando um importante diferencial de compra para os consumidores. Hoje é tida como uma referência no segmento, pois se diferencia por oferecer não somente o produto final, mas sim um projeto adaptado às necessidades de cada empreendimento, seja de pequeno, médio ou grande porte; a instalação e manutenção de todo o sistema; e consultoria no que diz respeito a certificados e normas dos órgãos ambientais. [www.acquabrasilis.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira