Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2013 - 06:39

Complicações da gripe podem levar à morte

Incidência da doença aumenta no inverno e falta de cuidado pode ser fatal.

O frio está mais intenso neste inverno, e chega a temperaturas baixas recordes em algumas cidades no sul do Brasil. Esse cenário propício ao desenvolvimento das epidemias de gripe exige um cuidado redobrado em relação à doença, pois o agravamento dela pode causar até a morte.

“A maioria da população teme as doenças provenientes da gripe, mas desconhecem que o maior perigo é a falta de tratamento adequado”, alerta Dr. Alessandro Goldner, médico e cirurgião otorrinolaringologista. De acordo com ele, quando os cuidados com a gripe não acontecem logo no início, ela pode causar complicações como sinusite aguda, encefalite entre outras. O resultado de algumas dessas doenças pode ser fatal.

A gripe sazonal no Brasil é responsável pela morte de ao menos duas mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Esse número aumenta se levado em conta que muitos casos de gripe não são notificados, como acontece com a dengue ou a tuberculose. “Algo em torno de 20 a 25 milhões de visitas ao médico em todo mundo se devem à infecção pelo vírus influenza”, diz o médico.

Nesta época do ano as pessoas se aglomeram com mais facilidade em lugares fechados, o que pode disseminar o vírus da gripe rapidamente. A doença é uma infecção do sistema respiratório e se inicia com febre alta, em geral acima dos 38 graus, acompanhada de dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e tosse seca. “Na medida em que a doença evolui, sintomas respiratórios como a tosse, por exemplo, se tornam mais perceptíveis e perigosos”, ressalta.

Os casos mais preocupantes-Crianças e idosos tendem a apresentar quadros mais preocupantes da gripe, segundo o especialista. Além disso, “profissionais da saúde, por estarem expostos à doença, e pacientes com diabetes, hipertensão, hepatopatia, doença renal crônica descompensada, gestantes, pacientes imunodeprimido como HIV positivo e transplantados, devem ter mais cuidado”, aconselha o médico.

Medicamento homeopático beneficia tratamento da doença-Uma boa alternativa para tratar e prevenir a gripe são os medicamentos homeopáticos. Eles podem ser adicionados ao arsenal terapêutico e, diferentemente dos medicamentos sintomáticos, não provocam efeitos adversos ou colaterais. “Quanto menor forem os efeitos da medicação prescrita ao paciente, melhor será, uma vez que durante o período da doença ele terá de lidar com sintomas desagradáveis como tosse, astenia e febre”, lembra Dr. Goldner.

A Boiron é líder mundial na fabricação e venda de medicamentos homeopáticos e está presente em mais de 80 países. Em 2012, teve um crescimento global de 8,2%, sendo que na filial brasileira esse crescimento foi de 70% (maior crescimento no grupo). A empresa conta com um portfólio de mais de 250 medicamentos e três mil substâncias unitárias registradas, produtos líderes em vendas em vários países, na França, nos Estados Unidos, e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo. No Brasil, a empresa comercializa três medicamentos que podem ser encontrados em todas as farmácias e drogarias do país. Só em 2012, o Oscillococcinum® 200K, indicado como auxiliar na prevenção e tratamento dos estados gripais, registrou um crescimento de 55%, e o Sédatif PC®, que auxilia no tratamento da ansiedade e distúrbios do sono, um crescimento de 40%. O outro medicamento, Stodal, auxiliar no tratamento da tosse, apresentou 56% de crescimento no último ano. [www.boiron.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira