Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2013 - 06:39

Experimento cooperativo melhoria contínua do manejo do eucalipto


Em busca da melhoria contínua em todos os seus processos com o objetivo de garantir produtividade de seus plantios de eucalipto, a Cenibra desenvolve diversos projetos de pesquisa. A equipe de pesquisa florestal da Empresa promove a internalização de tecnologias que contribuem para melhoria da competitividade. A sustentabilidade da produção de madeira a partir de florestas plantadas de eucalipto, com a utilização racional dos recursos naturais disponíveis, é assegurada pelo monitoramento contínuo e pelo desenvolvimento de alternativas aos atuais processos.

Com essa visão, a Cenibra participa do TECHS (Tolerância de Eucalyptus clonais aos estresses hídrico e térmico), um programa cooperativo entre 26 empresas do setor florestal e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), que se iniciou em setembro de 2010 e foi implantado em campo na CENIBRA em dezembro de 2012. No TECHS têm-se 18 clones selecionados em diferentes regiões do país e instalados em 33 locais no Brasil e Uruguai, sendo 12 clones em cada local. A frequência e a intensidade de períodos secos levam à redução de produtividade, porém há variações de tolerância à seca pelos clones. A região baixa da Cenibra (região de Belo Oriente e Ipaba) é caracterizada por déficit hídrico mais acentuado em relação a outras áreas da Empresa, e é necessário compreender melhor a adaptação de clones nessas áreas de maior estresse hídrico.

TECHS-Além de diferentes níveis de estresse dos 33 sítios instalados, em cada local foi realizado um trabalho de restrição hídrica de duas maneiras: com a exclusão de 30% da chuva anual por meio da instalação de lonas plásticas, e a outra sendo o plantio dos clones em diferentes espaçamentos para promover maior competição pela água, com o aumento da população de plantas por área, fato que possibilitou níveis diferenciados de estresse local. Nesse trabalho será possível identificar que mecanismos ecofisiológicos têm os clones mais adaptados ao estresse hídrico, com o objetivo de incorporar os parâmetros associados a comportamentos ecofisiológicos na seleção clonal da Cenibra. Além disso, é possível realizar ajustes no manejo, visando incremento de produtividade de forma sustentável, uma vez que clones mais adaptados são mais eficientes no uso da água, de luz e de nutrientes, direcionando proporcionalmente mais carbono para o lenho, parte da planta de interesse comercial para a Cenibra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira