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14/11/2007 - 11:52

Palavra do CEO reforça imagem das companhias

Estudo realizado pela Market Analysis revela que discurso de dirigentes ajuda a criar confiabilidade nas ações empresariais.

Estudo recente conduzido pela Market Analysis ouviu a opinião dos brasileiros a respeito da confiança que depositam em uma corporação e a estreita relação deste fato com a figura de seu CEO – Chief Executive Officer.

O estudo constatou que nove em cada dez brasileiros têm maior respeito por uma empresa, quando seu presidente fala abertamente em favor de ações de responsabilidade social e ambiental. Segundo a pesquisa, esse fator torna-se parte da decisão não só para os investidores, mas também para os consumidores.

O resultado diferencia o Brasil do resto da América Latina e os aproxima dos norte-americanos e europeus. ”O brasileiro entende que o questionamento já não é apenas o que a companhia faz pelo cliente, mas também o que o CEO pode fazer por uma sociedade melhor”, afirma Fabián Echegaray, cientista político e diretor da Market Analysis.

O percentual de 87%, aumentou em sete pontos comparado com o ano de 2002, quando 80% dos brasileiros expressaram essa opinião. Segundo Echegaray, entre os anos de 2002 e 2007, houve uma mudança na posição corporativa diante assuntos sócio-ambientais. “A demonstração de interesse pela sociedade, por parte das empresas, repercute favoravelmente em sua imagem e negócios”, conclui.

Comparado ao restante do mundo o Brasil empata com a Europa e se posiciona atrás, apenas, da América do Norte. O Oriente Médio foi a região com menor adesão à idéia de que o pronunciamento de um líder corporativo afeta positivamente a imagem da instituição (71%). A América Latina ficou em penúltimo lugar com 74%. | www.s2.com.br/s2arquivos/477/multimidia/204Multi.pdf

Ficha técnica - A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais com 800 adultos (18-69 anos), nas oito principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Entrevistas realizadas entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007.

Perfil Market Analysis - A Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, já coordenou mais de 600 projetos em 20 estados brasileiros, além de cinco países da América Latina, entre os quais estão estudos regulares para clientes como BBC World News, Merck, Nestlé, Philips, Roche e Unilever. O foco do trabalho está nos setores de saúde, telecomunicações, novas tecnologias de comunicação/informação, opinião pública e comportamento social, bens de consumo geral, estudo de custo-benefício entre preços e atributos, financeiros, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado e turismo e entretenimento. A Market Analysis realiza estudos contínuos sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social. Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a empresa conta com uma equipe multidisciplinar formada por sociólogos, cientistas políticos, publicitários e estatísticos, que utilizam os mais modernos métodos de pesquisa: quantitativas e qualitativas, desk research, mystery shopping e estudos de inteligência competitiva, análise de dados e datamining. Fundada em 1997, a Market Analysis Brasil tem sua matriz em Florianópolis (SC) e a sede operacional em São Paulo (SP).

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