Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2013 - 07:58

“Investimentos em novos terminais privados devem vir acompanhados de outras medidas para garantir a eficiência dos portos brasileiros”

Para o pesquisador do IPEA, Carlos Campos, as novas estruturas são necessárias e surtirão efeito na adequação do sistema portuário à demanda do país no meio e longo prazos.

O ano de 2013 marca um novo momento para toda a cadeia brasileira de logística e de transporte, inclusive para o setor portuário. A aprovação da MP 595/12, a Lei dos Portos, abriu precedentes para novas autorizações de operação à iniciativa privada, além de propor mudanças significativas no âmbito da gestão administrativa e de infraestrutura com foco no ganho de competitividade e eficiência. Para o pesquisador da área de infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Campos, os investimentos privados são importantes porque há muitos anos o Brasil não amplia sua estrutura portuária.

Campos lembra que, na última década as exportações do país mais que quadruplicaram. Segundo dados consolidados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil fechou 2012 com movimentação de US$ 465,7 bilhões, e já superou neste mês de julho, em 0,6% a média do último ano. “Mas os portos continuaram do mesmo tamanho, o que provocou o estrangulamento do setor, que só não foi maior devido aos investimentos privados”, lembra o pesquisador.

Para ele, a nova regulamentação é muito bem vinda e deve resolver os problemas a médio e longo prazos. “A nova Lei diferencia carga própria e carga de terceiros, permitindo a construção de Terminais de Uso Privativo (TUP), o que é um fator positivo. Como a maturação dos investimentos privados demora em média seis anos, veremos os resultados desses investimentos apenas a médio prazo”, diz Carlos Campos, destacando que toda a cadeia de fornecimento de equipamentos e serviços para operações e infraestrutura portuários passará a ser muito exigida, já que poderá contribuir com a capacitação e aumento de eficiência dos terminais existentes e também daqueles que irão ser construídos. O pesquisador alerta também que a importância da infraestrutura de entorno não deve ser minimizada. “Esses novos terminais exigirão novos acessos, que demandam investimentos públicos, que são por natureza morosos”.

Campos ainda destaca a participação das Companhias Docas nessa nova fase e defende mais investimentos por parte das estatais. “A nova Lei prevê contratos de gestão para profissionalizar essas estatais, mas não há autonomia”, alerta o pesquisador. Enquanto este cenário não se concretiza, há perda de eficiência e consequente aumento de custo nos portos brasileiros.

Novos rumos - Apesar das ressalvas, o pesquisador está convencido que os problemas são superáveis. Os recentes aportes anunciados pelo governo federal e a aprovação da Lei do Portos caminham no sentido de integrar os modais ferroviário, rodoviário e aquaviário em torno de um objetivo comum: o ganho de fluência no transporte de cargas. Segundo ele, a tendência é que a fronteira portuária agrícola do país caminhe para a região Norte, com a conclusão da BR 163, distribuindo melhor a demanda proveniente dos estados produtores de soja, milho e açúcar, que atualmente escoam a produção pelo Porto de Santos (SP) e de Paranaguá (PR). “Com isso, estes dois portos devem investir na operação de cargas com maior valor agregado, como contêineres e produtos industriais”, diz.

Estas e outras questões do universo da infraestrutura e operação portuárias estarão em discussão durante InfraPortos South America, primeira feira na América do Sul dedicada à tecnologia e equipamentos para portos e terminais, programada para acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro, em Santos (SP). Campos participa do painel de abertura da Conferência InfraPortos que debaterá os “Novos Investimentos e Planos de Expansão” dos terminais, programado para o dia 22 de outubro.

InfraPortos South America: a primeira edição da InfraPortos South America – Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais acontece de 22 a 24 de outubro, no Mendes Convention Center, na cidade de Santos (SP). Evento exclusivamente dedicado à infraestrutura portuária e de terminais, reunirá cerca de 50 empresas dedicadas a desenvolver soluções em equipamentos e serviços para a atividade portuária em geral. Em paralelo à feira, a UBM Brazil também organiza conferências para os profissionais do setor que abordarão temáticas relacionadas à infraestrutura, construção e investimentos, meio ambiente e legislação, eficiência portuária, a nova lei, a MP 612, as novas concessões, segurança e automação. A InfraPortos South America conta com o apoio da ABTRA, ABTTC, ABTP, Sindipesa E Abimaq.

UBM Brazil[www.ubmbrazil.com.br]. No País desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. É uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional e, atualmente, a maior organizadora de eventos da América Latina para os setores de transporte de cargas e infraestrutura, responsável pela realização da Intermodal South America, Navalshore -Marintec South America, NT Expo, InfraPortos South America e Concrete Show. A UBM Brazil promove, ainda, outras 11 feiras de outros segmentos da indústria, tais como, a construção civil, produção agrícola, design e fabricação de equipamentos médicos, sistemas embarcados, ingredientes farmacêuticos, ingredientes alimentícios, produtos e ingredientes nutracêuticos e responsabilidade social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira