Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2013 - 07:58

Preço e consumo de combustível são fatores mais importantes na escolha do automóvel

Pesquisa da Ipsos apresenta o perfil do consumidor do mercado automotivo.

Com o objetivo de conhecer o perfil do consumidor de automóveis no Brasil, a Ipsos - referência mundial em pesquisa e análise de mercado – realizou uma pesquisa com base nos Estudos Marplan EGM, o melhor e mais completo estudo geral de meios do mercado.

De acordo com o levantamento, preço e consumo de combustível são os fatores mais importantes para homens e mulheres proprietários de automóveis. Para os homens, a marca, a segurança e a potência do motor vêm logo em seguida. Já as mulheres citaram a segurança, a comodidade dos interiores e a marca.

“O estudo aponta que o consumidor que surge na contemporaneidade tem grande poder de escolha e costuma buscar, testar e comparar informações sobre as marcas e os modelos antes de realizar uma compra”, destaca o diretor de contas da Ipsos MediaCT, Diego Oliveira.

Entre os proprietários de automóveis, 72% decidem antes de ir aos pontos de venda para fazer a compra. Já entre os que pretendem adquirir um veículo novo ou usado, o índice é de 73%.

Os dados apontam que 43% dos donos de automóveis e 49% dos que têm intenção de comprá-los pedem conselho antes de efetuar a aquisição.

Segundo a pesquisa, preço não é tudo. 59% dos proprietários e 62% dos que pretendem comprar automóveis se sentem bem quando são reconhecidos como bem sucedidos economicamente. Entre os brasileiros do primeiro grupo, 53% preferem produtos que ofereçam a última palavra em tecnologia. Ao analisar o segundo grupo, o índice é de 56%.

O levantamento também analisou como agem atuais e potenciais consumidores de automóveis. Entre os atuais, 75% são muito cuidadosos com dinheiro e 36% preferem comprar a crédito a esperar para comprar à vista. Já entre os potenciais, os índices são de 70% e 40%, respectivamente.

A grande maioria de ambos os grupos é otimista. 78% dos donos de automóveis e 85% dos que pretendem comprar acreditam que a vida será melhor no futuro.

A pesquisa foi realizada de abril de 2012 a março de 2013, em 13 mercados, com proprietários de automóveis e pessoas interessadas em adquirir carros novos ou usados.

A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados – é a terceira maior em faturamento global, e a 1ª marca em pesquisa “survey-based” no mundo. No Brasil é a maior e mais completa empresa de pesquisas “survey based” do mercado.

A Ipsos atende mais de cinco mil clientes no mundo através de 16 mil funcionários em mais de 85 países. No Brasil, conta com mais de 800 funcionários diretos realizando mais de 2,5 milhões de entrevistas por ano para uma carteira de clientes que inclui praticamente todas as grandes empresas presentes no País.

Ipsos se orgulha de ser a única companhia global de investigação de mercado controlada e gerenciada por pesquisadores.

Criada há 37 anos na França e presente no Brasil desde 1997, a Ipsos consolidou-se como a marca líder porque é a única estruturada por meio de áreas de especialização: Marketing research; Advertising and Brand research; pesquisa de Media, Conteúdo e Tecnologia; Opinião Pública; Reputação Corporativa; e Customer & Employee Relationship management. Isto garante ao cliente soluções especializadas para seus dilemas em cada área.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira