Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2013 - 08:14

Maestra estimula inserção de mulheres na Marinha Mercante


(esq./dir.) Juliana Nehrer, oficial de Náutica e Tainá Sarmanho, oficial de Máquinas

A Maestra vem contando com profissionais femininas em seu quadro de oficiais desde 2010, quando iniciou suas operações no setor de Cabotagem. A participação de mulheres na empresa não é nenhuma novidade, "Sabemos que a marinha mercante é predominantemente composta por homens, mas não importa o sexo e, sim, a capacitação e o comprometimento destas profissionais. E elas nos trazem muito orgulho porque vestem a camisa, se dedicam e adquiriram o respeito de todos os colegas", comenta Fernando Real, presidente da Maestra.

Cíntia Campos, oficial de Náutica, foi contratada em setembro de 2010 e já embarcou em três dos quatro navios da Maestra. "Minha maior dificuldade foi no começo por causa do confinamento, pois mantemos distância da família e dos amigos por longo tempo. Hoje já lido melhor com isto", revela. Aos 28 anos, a oficial relata que nestes quase três anos em que trabalha na Maestra jamais sofreu qualquer tipo de discriminação. "Ao contrário, fui muito bem recebida em todos os navios que passei", conta.

Outra oficial de Náutica da Maestra é Juliana Nehrer, graduada em Ciências Náuticas pela EFOMM-CIAGA. Em março de 2012, Juliana iniciou sua praticagem - estágio supervisionado - na Maestra, finalizada em abril deste ano, sendo efetivada logo na sequência. Com 26 anos, Juliana emociona-se ao falar sobre sua profissão. "Navios sempre foram uma paixão. Senti que na marinha mercante poderia conquistar todos os meus objetivos pessoais e profissionais, mas também sabia que o sucesso só chegaria com muito esforço e suor. Persisti e hoje estou aqui!", ressalta, reforçando que "enquanto eu tiver o privilégio de olhar para o céu e sentir as estrelas tão próximas de mim, terei a certeza de que estarei navegando, pois sou uma mulher do mar. Com competência, seriedade e responsabilidade, conquistei o respeito e a confiança nesta profissão que é voltada ao público masculino".

Tainá Sarmanho, 28 anos, é oficial de Máquinas, com graduação pela CIABA em Ciências Náuticas, com habilitação em Máquinas, e conta em seu currículo com cursos pela CEFET/PA para Técnico em Instalação e Operação de instrumentos de medição e Técnico em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos. Admitida em agosto de 2012, Tainá já está sendo indicada pela empresa para realizar outros cursos para ascensão de categoria. Atualmente faz MBA em Gestão de Petróleo e Gás. "Não senti diferença por ser mulher, não me senti mais ou menos valorizada e não percebi facilidades ou dificuldades por isso. Acredito que se fosse homem, o tratamento seria o mesmo e penso que é assim que tem que ser, pois somos profissionais", pondera.

A caçula entre as oficiais é Vanessa Luna, de 24 anos, recém-chegada a Maestra. Admitida no início de maio deste ano, trabalha como oficial de Náutica. Graduada em Ciências Náuticas pelo CIAGA, Vanessa fez praticagem de manuseio de âncoras e reboque por dois anos. Na Maestra, tem a expectativa de conquistar seu espaço. "Cada dia, nós mulheres temos o desafio de mostrar nossa competência e comprometimento. Vejo que a Maestra oferece boas oportunidades aos seus tripulantes que querem seguir carreira. É uma empresa que tem tudo para ser a melhor da Cabotagem", afirma.

Na Maestra, hoje, do total de colaboradores, 20% são mulheres. No setor administrativo, esse percentual sobe para 51%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira