Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2013 - 08:30

“Perigo ignorado: as doenças pneumocócicas e a maturidade”

Médicos se reúnem no Rio de Janeiro para discutir atualizações na prevenção das doenças pneumocócicas na maturidade. Responsáveis por 1,6 milhão de mortes no mundo a cada ano1, as infecções provocadas pelo pneumococo causam mais do que o triplo de mortes do que a gripe.

As doenças pneumocócicas (DPs) ainda são desconhecidas para muitos brasileiros. Segundo a pesquisa “Perigo ignorado: as doenças pneumocócicas e a maturidade”, realizada pela GfK HealthCare a pedido da Pfizer, 93% dos brasileiros entre 50 e 70 anos acreditam não correr risco de contrair uma doença pneumocócica.

Com o objetivo de discutir inovações na prevenção e tratamento das DPs e formas de conscientizar a população contra essas enfermidades, a Pfizer promove o programa Activa, que leva especialistas brasileiros em pneumologia, infectologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, imunologia, entre outros, a várias cidades do país para capacitar médicos interessados em aprimorar seus conhecimentos e se manterem atualizados sobre o tema.

Apesar de pouco difundido no país, o pneumococo – bactéria responsável pelas DPs – é o principal agente causador da pneumonia2, que está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das doenças cardíacas (1º lugar) e das doenças cerebrovasculares (2º lugar)3. A média de internações anuais no período de 1998 a 2007 por pneumonia por todas as causas no Brasil, em maiores de 50 anos, foi de 192.3095.

A disseminação das enfermidades causadas pelo pneumococo é tão grave que - de acordo com a recomendação da OMS - o combate às doenças pneumocócicas deve ser considerado de prioridade altíssima pelos países. A única outra doença a ter o mesmo nível de recomendação de combate é a malária.

A prevenção, por meio de vacinação, é a melhor maneira de se proteger contra o pneumococo. No Brasil, há hoje vacinas pneumocócicas indicadas para crianças até seis anos incompletos e adultos acima de 50 anos. Um exemplo é a Prevenar 13 – vacina pneumocócica conjugada 13 valente – que contém os treze sorotipos (1, 3, 4, 5, 6ª, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19ª, 19F e 23F), que estão entre os mais prevalentes em todo o mundo. Além disso, Prevenar 13 é o único imunizante a abranger quase 100% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência bacteriana à penicilina no país.

Outra forma efetiva para diminuir os casos de contágio das DPs, são as campanhas de orientação, como a campanha “Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto”*, que alerta e informa a população sobre a pneumonia pneumocócica na maturidade.

O projeto Activa será realizado no Rio de Janeiro na terça-feira (30/07). O evento, que é exclusivo para médicos, terá como palestrantes o cardiologista e geriatra Roberto Miranda (vice-chefe da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp) e o infectologista Marcos Cyrillo (coordenador das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Catarina, do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM).

.As doenças pneumocócicas:

Perfil da Campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto.

Outra forma de alertar a população sobre as doenças pneumocócicas e a importância da prevenção dessas enfermidades após os 50 anos, quatro importantes sociedades médicas brasileiras – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), – se uniram para lançar a campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto. A iniciativa, que contará com ações educativas e de conscientização, tem a atriz Regina Duarte como madrinha e conta com o apoio da Pfizer.

Com abrangência nacional, a campanha engloba ações em plataformas digitais, como hotsite, fanpage no Facebook e canal no YouTube; além de iniciativas presenciais com a população, como blitze de saúde e ciclo de palestras em hospitais e clínicas sobre a pneumonia e outras DPs. Haverá ainda uma caminhada em São Paulo (SP), com a presença da atriz Regina Duarte.

Para acompanhar a agenda da campanha e obter mais informações sobre a prevenção da pneumonia: www.campanhaprevinase.com.br, curta a fan page da iniciativa facebook.com/campanhaprevina e acesso o canal do Youtube youtube.com/campanhaprevinase.

Fontes: 1. World Health Organization (WHO). Weekly Epidemiological Record. 2008;83(42):373-384. | 2. File, TM. Streptococcus pneumonia and Community-Acquired Pneumonia: A Cause for Concern. Am. J. Med. 117.3A (2004): 39S-50S.|3. WHO Global Burden of Disease Report, 2004 Update.

Pfizer - Há mais de 150 anos no mundo e 60 anos no Brasil, a Pfizer tem como propósito inovar para proporcionar aos pacientes tratamentos que melhorem significativamente suas vidas. Esta preocupação é traduzida pelo amplo pipeline e portfólio da companhia, que abrange diferentes áreas como câncer, dor, saúde da mulher, prevenção de enfermidades em crianças e adultos, infecções, doenças autoimunes, depressão, multivitamínicos, entre outras. Isso significa investir cerca de US$ 7 bilhões por ano no desenvolvimento de novos medicamentos e trabalhar com mais de 250 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia, buscando a inovação e também a ampliação do alcance da população aos seus tratamentos. A cada dia, a Pfizer mantém sua missão e seus valores, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas e contribuindo com a comunidade por meio de suas iniciativas sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira