Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2013 - 08:58

Fraude em seguros: melhor prevenir porque o remédio é caro

A última pesquisa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), realizada com 83% das seguradoras do país, apontou que os casos de sinistros suspeitos, fraudes detectadas e fraudes comprovadas somavam R$ 2,6 bilhões do total de negócios feitos pelo mercado segurador brasileiro em 2011. Calcula-se que os casos de fraude estão entre 10% e 15% do volume total de sinistros pagos, ou até R$ 3,6 bilhões ao ano. Os ramos mais sensíveis são os seguros de automóveis, vida, saúde e patrimoniais. É inevitável dizer que todas as seguradoras têm o desafio de investir e criar soluções que possibilitem maior prevenção à fraude.

Com o objetivo de aumentar a prevenção e a detecção desse tipo de ocorrência, a Serasa Experian apresenta o Hunter, um sistema antifraude que sustenta um ciclo contínuo de prevenção, detecção, investigação e consequente melhoria das operações preditivas em seguros. O Hunter encontra-se em operação na Inglaterra desde 1993 e lá dobrou a detecção de fraudes, reduzindo as perdas em até 90%. Hoje a ferramenta é utilizada em mais de 170 clientes presentes em 21 países, incluindo o Brasil.

A solução trabalha com sofisticados algoritmos para combinação de informações, agregando inteligência ao processo de verificação de casos. Outro mérito do sistema é a geração de alertas indicativos de atividades potencialmente fraudulentas, diante de dados que, com a aplicação de métodos antifraude tradicionais, não seriam detectadas. O Hunter é facilmente empregável e prova sua flexibilidade de integração junto a diversas plataformas, com flexibilidade para ser utilizado em diferentes canais e produtos. A possibilidade de cruzamento de informações entre empresas que usam a ferramenta é um dos pontos fortes do Hunter: o compartilhamento garante capacidade de detecção potencializada.

Altamente recomendável para o segmento de seguros, o Hunter está disponível para o mercado segurador do Reino Unido desde 2000, onde gerencia uma base de 15 milhões de apólices. Nos últimos 12 meses conseguiu reconhecer 11 mil fraudes. A solução pode repetir os bons resultados no Brasil: estima-se que o mercado nacional de seguros de automóveis tenha quantidade similar de apólices.

O conhecimento dos fatores que afetam o segmento, bem como o know-how da Serasa Experian no combate a esse tipo de crime, ajuda na eficiência junto às seguradoras, que podem aplicar a ferramenta no momento da análise da proposta e na área de sinistros para evitar e detectar a fraude. Da mesma forma, a utilização do Hunter nesses dois momentos proporciona a prevenção de riscos na cotação do seguro e a redução de despesas administrativas no processo de investigação.

O Hunter também prova eficiência nos setores de telecomunicação, cartões de crédito, automotivo e varejo. A comprovação dos benefícios da solução junto a bancos e financeiras, por exemplo, foi conferida por um estudo internacional recente, que registrou aumento de 36% na capacidade preditiva de companhias do ramo.

O investimento em tecnologias antifraude diferenciadas como o Hunter se justificam duas vezes: além de prevenir prejuízos financeiros das seguradoras, a alta performance na detecção e comprovação fortalece a imagem da empresa junto ao mercado e ganha seu respeito.

. Por: Marcelo Kekligian, presidente da unidade de negócios Decision Analytics da Serasa Experian. | Perfil-Decision Analytics é uma Unidade de Negócios da Serasa Experian líder em serviços para alcançar e sustentar um crescimento significativo. Oferece soluções de alto valor agregado que ajudam as empresas a tomar decisões baseadas em análises, apoiando objetivos estratégicos, em todo o ciclo do negócio. DA oferece suporte para todas as etapas do ciclo de negócios. As soluções estão formatadas como serviços de consultoria, ferramentas analíticas, softwares e sistemas, além dos cursos da Academia de Crédito Serasa Experian, que levam o know-how da companhia até o mercado. [ www.serasaexperian.com.br/da].

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.[www.serasaexperian.com.br].

Experian - A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil. [www.experianplc.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira