Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2013 - 07:40

CAIXA apoia lançamento de Grife Quilombola

Projeto financiado pelo Fundo Socioambiental do banco beneficia famílias quilombolas no Rio Grande do Sul.

Com o apoio do Fundo Socioambiental (FSA) CAIXA, a grife quilombola “Flores Negras”, especializada em modelos com traço da cultura negra, foi lançada em 25 de julho (quinta-feira), em Pelotas (RS). A iniciativa faz parte do projeto “Costurando o desenvolvimento: Uma ação das mulheres quilombolas do Extremo Sul do Rio Grande do Sul”. O evento contou com a presença de representantes da CAIXA, das comunidades quilombolas, de instituições parceiras, além de autoridades municipais e estaduais.

A iniciativa abrange cinco comunidades quilombolas de três municípios da região, e beneficia diretamente 50 famílias e outras 130 indiretamente. As atividades - desenvolvidas nas comunidades de Rincão das Almas e Torrão, de São Lourenço do Sul, Moçambique e Cerro das Velhas, de Canguçu, e Algodão, de Pelotas - são voltadas para o resgate da auto-estima, reeducação ambiental aliada à produção sustentável e geração de uma nova fonte de emprego e renda.

Cerca de 30 mulheres quilombolas receberam cursos de costura e cultura afro para aprender e aprimorar a identidade étnica das peças produzidas. As oficinas foram ministradas por profissionais especializados em história e vestuário afro, o que possibilitou a criação de modelos com traços da cultura negra. As criações, em tecido e lã de ovelha, foram apresentadas pelas próprias artesãs, preparadas cuidadosamente para o desfile, ressaltando seus traços e características.

Maria Conceição Duarte da Rosa, de 69 anos, moradora do Quilombo Moçambique, demonstrava seu orgulho com o lançamento da grife. “Foi ótimo participar de algo assim, até para alguém da minha idade”, comemorou. Para Eduarda Rodrigues Ribeiro, 15 anos, do Quilombo Rincão das Almas, a influência de sua avó foi importante para que ela participasse do grupo. “Eu tenho uma avó que mora perto de mim. Aprendi com ela a fazer lã e linha”.

O projeto foi resultado de processo de avaliação e seleção da Chamada Pública 001/2011 do Fundo Socioambiental da CAIXA, cujo objetivo é fortalecer e ampliar a atuação da empresa no incentivo a ações que visem a consolidação de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente equilibrada.

Os valores disponibilizados ao FSA CAIXA correspondem a 2% do lucro anual da empresa, sendo alocados, neste projeto, recursos de mais de R$ 118 mil, a título de investimento social privado não reembolsável, por um prazo de 24 meses.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira