Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2013 - 08:38

Ética, novas perspectivas e paradigmas de produção encerram o 2° dia do III Congresso ANDAV

Com excelente clima o III Congresso ANDAV teve início no dia 30 de julho (terça-feira). O professor da Universidade de São Paulo – USP, Clóvis de Barros Filho foi aplaudido em pé pelos congressistas que assistiram sua palestra. Clóvis falou sobre a importância da ética nas empresas e, sem nenhum material de suporte, o professor “segurou” a plateia durante uma hora dando exemplos concretos e reflexões do dia-a-dia.

“Definir o que é um agir ético, moral, correto ou virtuoso é se inscrever numa disputa social pela definição legítima da boa conduta. Da conduta verdadeira e necessária. Avaliar a melhor maneira de agir pode ser visto de pontos de vista totalmente diversos. Marxistas, liberais, mulçumanos, psicanalistas, jornalistas e políticos agem e valoram as ações de maneira diferente, mas no final, todos eles lutam pela definição mais legítima de uma "boa ação" ou da "ação correta"”, ponderou Clóvis.

Em seguida, Arney Frasson, diretor da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil – ACEBRA apresentou números do IBGE que apontam que existem no Brasil exatas 12.486 associações, sendo 414 de representatividade empresarial patronal. Frasson também abordou sobre o associativismo no setor de distribuição de insumos agropecuários, explicando os desafios de uma associação. “Conquista de associados, definição de linhas de trabalho e viabilidade econômica são algumas das metas que toda Associação deve ter”, pontuou.

O dia foi encerrado com José Luiz Tejon Megido, coordenador do Núcleo de Agronegócio da ESPM e diretor Vice Presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável da CCAS. Os argumentos de Tejon foram concentrados nos sete principais desafios do agronegócio para os próximos dez anos, passando por debates sobre terras agricultáveis, um tesouro cada vez mais escasso; explosão demográfica, com pessoas, população e consumidores crescendo a uma média de 4 nascimentos por segundo; duplicação da demanda por alimentos, bebidas, energia e derivados do campo nos próximos 20 anos; abordando, ainda, qualidade, origem, segurança e sustentabilidade.

“Os desafios do agronegócio são complexos e interconectados, vão desde o combate à fome, passando pelo desperdício de cerca de 30% dos alimentos no mundo, indo até a mecanização pela robótica, a nanotecnologia, a rastreabilidade, os colapsos de infraestrutura, incluindo o das telecomunicações e satélites, essenciais para a agropecuária do futuro”, explica.

O III Congresso ANDAV é o mais importante evento do setor de distribuição de insumos agrícolas e produtos veterinários do Brasil e acontece até amanhã (31). Este segmento movimenta mais de R$ 40 bilhões por ano e tem importância vital na cadeia da produção de alimentos de origem vegetal e animal. [www.congressoandav.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira