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01/08/2013 - 08:37

Ebitda ajustado da Ambev totaliza R$ 3,2 bilhões no 2T13

Crescimento de 6,8% no Ebitda no trimestre, mas volume total de vendas apresenta queda de 1,6% no período. Lucro líquido (ajustado) da Ambev cai 2,2% no segundo trimestre, atingindo R$ 1,88 bilhão. Aliança com CND completa um ano e Ambev atinge meta estabelecida para o período.

São Paulo -Ambev consolidado (América Latina Norte + América Latina Sul + Canadá)[1].O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da Ambev no segundo trimestre de 2013 registrou aumento orgânico de 6,8% em relação a igual intervalo do ano passado, encerrando o período com R$ 3,2 bilhões. De janeiro a junho o Ebitda ajustado foi de R$ 6,8 bilhões, resultado orgânico 4,4% superior ao alcançado no mesmo período de 2012.

A receita líquida do segundo trimestre cresceu 8,3% em termos orgânicos, totalizando R$ 7,5 bilhões. Já o lucro líquido ajustado do período foi de R$ 1,88 bilhão, o que representa queda de 2,2% em relação ao mesmo período de 2012. Nos seis primeiros meses de 2013, o lucro líquido ajustado foi de R$ 4,2 bilhões, o que representa queda de 0,3% na comparação com o primeiro semestre de 2012.

O volume total de vendas da Ambev no segundo trimestre de 2013 chegou a 36,9 milhões de hectolitros de bebidas. Se comparado com o mesmo intervalo do ano passado, houve queda de 1,6%. De janeiro até o final de junho, o volume total de vendas da companhia foi de 76,9 milhões de hectolitros, o que representa queda de 4,4% se comparado ao mesmo período do ano passado.

A aliança estratégica da Ambev com a Cervecería Nacional Dominicana (CND) completou um ano e os resultados colaboraram para um melhor desempenho da Hila-ex[2]. A divisão apresentou um Ebitda ajustado 36,5% maior no segundo trimestre se comparado ao mesmo período de 2012, alcançando R$ 94 milhões. Quando firmou parceria com a CND, a Ambev se comprometeu a gerar aproximadamente 190 milhões de dólares norte-americanos em Ebitda nos primeiros 12 meses de operação. Passado o período, a companhia comemora o atingimento da meta.

Ambev Brasil-No Brasil, a Ambev alcançou um Ebitda ajustado de R$ 2,18 bilhões no segundo trimestre de 2013, o que representa um crescimento orgânico de 5,8% se comparado com o mesmo período do ano anterior. O volume total de vendas caiu 1,5%, totalizando 25,5 milhões de hectolitros. Em cerveja, o volume de vendas foi de 18,8 milhões de hectolitros, o que representa queda orgânica de 0,4%. O volume refrigenanc (refrigerantes, bebidas não-alcóolicas e não-carbonatadas) também recuou e atingiu 6,6 milhões de hectolitros vendidos, queda de 4,7%.

Apesar de um cenário duro, com queda de volume, os resultados do segundo trimestre apresentaram melhoras se comparados com os registrados nos três primeiros meses de 2013. O clima mais seco e quente que o ano anterior e a Copa das Confederações foram fatores que contribuíram para isso. De acordo com estimativas da Ambev, o evento foi responsável por um volume vendido incremental de cerca de 300 mil hectolitros de cerveja.

Além disso, a estratégia comercial da Ambev de investir em inovações de embalagens e líquidos – principalmente em produtos como as garrafas retornáveis de cerveja de 300 ml e de 1 litro, a lata de cerveja de 550 ml e a garrafa de vidro retornável de 1 litro de Guaraná Antarctica– tem se mostrado acertada. O objetivo da companhia é oferecer produtos voltados aos diferentes públicos e ocasiões de consumo.

Investimentos 2013-Mesmo em um cenário econômico desafiador, a Ambev segue com a intenção de investir ao redor de R$ 3 bilhões no Brasil em 2013, em função das perspectivas de médio e longo prazo para o crescimento orgânico no país.

A companhia anunciou recentemente a ampliação da unidade de Lages, em Santa Catarina. O aporte será de R$ 140 milhões até 2014 e proporcionará a criação de 100 novos empregos diretos. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, para cada emprego direto gerado na indústria de cerveja, 46 postos de trabalhos indiretos e induzidos são criados na cadeia produtiva. Além disso, com a ampliação, a fábrica passará a contar com uma linha de garrafas retornáveis de 300 ml, umas das mais recentes inovações da Ambev.

Outras obras também já foram anunciadas para esse ano, dentre elas as novas fábricas em Minas Gerais e no Paraná, além do aporte de R$ 71 milhões para a construção de uma nova linha de produção de garrafas retornáveis na filial Cebrasa, em Anápolis (Goiás).

Crescimento orgânico e Ebitda ajustado-A Ambev divulga desde o terceiro trimestre de 2007 os resultados orgânicos de suas atividades, que refletem o desempenho da companhia sem considerar os efeitos das oscilações cambiais e de mudanças de escopo. Tais mudanças ocorrem quando a empresa adquire ou vende ativos, inicia ou descontinua atividades.

O termo “ajustado” se refere às medidas de desempenho (Ebitda, Ebit, Lucro Líquido, Lucro Por Ação) antes de itens não-recorrentes, como receitas ou despesas que não ocorrem no curso normal das atividades da empresa e por isso são apresentados separadamente para um maior entendimento do desempenho da Companhia.

.[O termo “normalizado”, anteriormente utilizado em nossas divulgações, foi substituído por “ajustado” conforme Instrução CVM n° 527, de 4 de outubro de 2012, que dispõe sobre a divulgação voluntária do Ebitda e do Ebit].

[1] América Latina Norte: Brasil + Hila-ex América Latina Sul: Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru, Equador e Uruguai Canadá. [2] Hila-ex: Guatemala, República Dominicana, Nicaragua, El Salvador, Dominica, Antigua, St. Vincent. [1] América Latina Norte: Brasil + Hila-ex América Latina Sul: Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru, Equador e Uruguai. Canadá [2] Hila-ex: Guatemala, República Dominicana, Nicaragua, El Salvador, Dominica, Antigua, St. Vincent.

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