Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2013 - 08:28

Movimento HotSpot anuncia os vencedores


Em clima de celebração, MHS entrega prêmios e encerra 1ª edição com show de Gal Costa.

O Movimento HotSpot, prêmio nacional de criatividade e inovação,encerrou sua primeira edição ontem em cerimônia de premiação que revelou os vencedores das 11 categorias: arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia. O evento lotou o auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina, em São Paulo, econtou com a participação dos curadores e de convidados especiais para realizar a entrega dos prêmios.

Suzana Barbosa e Paulo Martinez, curadores da categoria Moda, entregaram um dos grandes prêmios da noite às irmãs Laura e Lorena Andrade Vieira, de Minas Gerais, que, além dos R$ 10 mil entregues a todos os vencedores, ainda vão receber um investimento de até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção que será desfilada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio e comercializada nas lojas Riachuelo.

A carioca Manuela Marçal Yamada, 24, inscrita na categoria Ideia, foi a grande premiada da noite. "Projeto Botiá" vai receber até R$ 200 mil de aporte para se tornar real. "Estou agora um passo de realizar um sonho. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido e no momento certo. A calma é uma virtude e tudo tem sem tempo", diz a jovem.

Os vencedores enfrentaram três etapas eliminatórias antes de deixar o auditório com o prêmio de R$ 10 mil, entregue a cada um. A última etapa, o Tanque de Ideias, realizada em São Paulo, no Campus Morumbi, da Universidade Anhembi Morumbi, submeteu os finalistas a uma imersão criativa e formou um ambiente de co-criação, permitindo a todos uma oportunidade de colaborar com curadores e candidatos das 11 áreas englobadas pelo Movimento.

Para Daniel Coronel, vencedor na categoria Design Gráfico, "participar do MHS foi incrível e o Tanque de Ideias foi a experiência profissional mais intensa que eu já vivi. Mais do que o prêmio, quero levar comigo as pessoas que convivi e trabalhei nesses cinco dias. Precisávamos desse empurrão para fazer acontecer. Com certeza, vou envolver amigos que conheci no Tanque de Ideias para trabalhar comigo."

Além dos prêmios dedicados à revelação de talentos em cada categoria, o Movimento HotSpot, em parceria com o portal WGSN, reservou um prêmio especial. Os finalistas foram avaliados pelo seu desempenho no Tanque de Ideias e dentre os participantes, o escolhido foiArgus Caruso Saturnino, do Rio de Janeiro, inscrito na categoria Ideia. Saturnino vai viajar a Londres para participar do Trends Day WGSN - trata-se do brainstorm onde cientistas e cool hunters dos cinco continentes se reúnem para discutir as tendências de comportamento dos próximos anos.

A cerimônia comandada pela apresentadora Sarah Oliveira e pelo jornalista Denis Russo Burgierman foi encerrada pelo show Recanto da cantora Gal Costa. Projeto Charmoso, Gustavo Cabeza, Strobo, GigiSuleiman e Dibigode, concorrentes na categoria Música, completaram a programação musical da cerimônia, transmitida ao vivo pelo Terra e pelo portal movimentohotspot.com. Durante todo o mês de agosto, drops da cerimônia de premiação serão exibidos pela Sky.

Paulo Borges, presidente do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e idealizador do projeto

"O Movimento HotSpot busca uma emancipação transformadora, que permite oportunidades para democratizar a criação. Queremos que surjam novas relações entre conhecimento e realização. Continuaremos nossa procura para expor e premiar novos talentos criativos em todo o Brasil", arremata Paulo Borges, presidente do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e idealizador do projeto.

Lista completa dos vencedores: .Ideia=Manuela Marçal Yamada - "Projeto Botiá" - Rio de Janeiro (Grande Prêmio) Felipe Zuccoli Rezende - "Hanger" - São Paulo | . Andre Cruz - "Teo Da20″ - Bahia | .Design Lucas Löff Ferreira Leite - "Cama Santos / Estante Galvão" - Rio Grande do Sul | .Música=Giovanna Suleiman - "GigiSuleiman" - São Paulo. Design Gráfico=Daniel Coronel - "Pinapipa" - São Paulo |.Filme e Vídeo=Matheus Mayer Mombelli - "Cada Um" - Rio Grande do Sul | .Arquitetura=Gustavo Correia Utrabo - "[DES]dobrar" – Paraná | .Cenografia=Paulo Waisberg - "Aventuras Cenográficas" - Minas Gerais |.Ilustrações=Marina Rebouças Martins - "\"Etiquetismo\"" - São Paulo | .Moda=Laura/Lorena Andrade Vieira - "\"Em construção\"" - Minas Gerais | .Fotografia=Francisco Emidio Contente Pereira dos Santos - "Cobogó" - Pará | .Beleza=Juliana Dadalto - "Traço Indígena" - Espírito Santo |.WSGN=Argus Caruso Saturnino - "Bicicletovela anfíbia" - Rio de Janeiro.

Perfil - O Movimento HotSpot atraiu mais de 40 mil pessoas e levou a 17 cidades uma programação rica em conteúdo e ofereceu oportunidades de interação e troca entre curadores, candidatos e público. "A proposta é estimular a inovação em todo o Brasil epossibilitar o intercâmbio de informação, referências e ideias, sensibilizar lideranças e conectar criadores com público, investidores e outros canais possíveis de fomento e visibilidade", afirma Paulo Borges, CEO da Luminosidade e idealizador do projeto.

Uma iniciativa do IN-MOD (Instituto de Moda e Design) o Movimento HotSpot, lançado em março de 2012, é um prêmio de criatividade e inovação que tem o objetivo de buscar, expor e revelar novos talentos em 11 áreas: arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia. A primeira edição do prêmio atraiu 1.642 candidatos, inscritosatravésdo portal movimentohotspot.com.br. A partir de uma análise feita por um grupo de 25 curadores formado por profissionais de renome em suas áreas, 303 inscritos foram escolhidos para integrar um festival de criatividade que viajou por 09 capitais brasileiras (Brasília, Porto Alegre, Vitória, Salvador, Recife, Natal, Belém, São Luís e Belo Horizonte), entre abril e julho de 2013.

O Movimento HotSpot é um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura,com patrocínio da Vale e da Riachuelo e parceria do Sebrae.

Patrocínio da Vale: a Vale procura desenvolver os territórios onde atua, deixando um legado socioeconômico positivo. O Movimento HotSpot ganha o apoio da empresa por se propor a conjugar inovação e empreendedorismo, viabilizando as melhores ideias ao final do processo seletivo.

O patrocínio da Riachuelo: promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve este projeto.

Parceria com o Sebrae: atualmente, o Sebrae atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar formalização dos empreendedores do setor. O Sebrae presta consultoria a micro e pequenas empresas em gestão empresarial, inovação, planejamento e estratégia, e oferece várias oportunidades para que estes empresários possam trocar experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou pretendem se inserir. O Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira