Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2013 - 08:38

Vicunha aponta temas como tradição, passado recente, consciência social e androginia como algumas das tendências para o Inverno 2014


A próxima temporada Outono/Inverno trará para a moda uma miscelânea de referências que dialogam com tempos passados, presente e futuro. A equipe de Pesquisa de Moda da Vicunha Têxtil aponta as direções de quatro macrotendências para a estação.

A tradição cigana empresta seus exageros em metais e cores vibrantes para o Inverno 2014 e também inspira silhuetas volumosas e sobrepostas. Efeitos vintage no couro e estampas étnicas trazem de volta o espírito nômade das comunidades itinerantes europeias, enquanto os shapes apontam para uma alfaiataria oversized, ponchos, casacos longos e calças dos mais variados estilos: carrots, sarouel e de cintura alta. Maxiestampas, animal prints e efeito jacquard são pontos fortes do tema, e se misturam aos couros rústicos, denims envelhecidos e textura cotelê para looks mais casuais, e a tecidos metalizados para um look mais sofisticado.

Artigos da linha Essential, composta por denims 100% algodão, garantem efeitos incríveis em lavanderia, possibilitando lavagens de tons mais escuros a envelhecidos. Os lançamentos Premium Oliver e Norton são exemplos desta grande versatilidade em lavanderia. Outra indicação é o Max Drake, com características similares, porém com tingimento super black intenso. Com acabamento Printed Suede, exclusivo da Vicunha, os estampados em arabescos Ziggy e Dust, sobre base brim, e Barok, sobre índigo SuperPowerStretch, também podem ser usados dentro do tema. Por último a nova cor do CARBOLumen Perry, telha, tem tudo a ver com a tendência.

Músicos da década de 90 inspiram artistas mais atuais e a moda dos dias de hoje, trazendo de volta às ruas a nova versão do grunge, com looks detonados e uma profusão de xadrezes. Com a predominância de tons escuros como preto, vermelho e grafite, e eventual espaço para azuis e acinzentados, a referência, que nasceu entre os jovens, traz o jeans com lavagens destroyed e efeitos marmorizados, no mais autêntico estilo rock & roll. As peças que não podem faltar para compor o estilo são a camisa xadrez, calças skinny, camisas oversized, shortinhos detonados, coletes e jaquetas desgastadas.

Além da linha Essential, que tem artigos pesados como o Zac, que permitem os processos de lavagem mais agressivos que a tendência pede, a coleção SuperPowerStretch Vicunha traz índigos ideais para tops e bottoms mais justos que podem compor looks grunges ao lado de peças mais amplas. Os índigo blues Arika, Julia e o black índigo Becky, ambos de construção cetim, além do Danusa, de toque extremamente macio, são alguns dos lançamentos indicados para a temática. Estampado no xadrez, o artigo Grhol traz padronagem grande formada por quatro cores, tudo a ver com o estilo grunge.

O sentido coletivo que tem mexido com as estruturas sociais em todo o mundo também influencia a moda, principalmente quando o assunto é consciência ecológica. Em busca de maior eficácia e menor impacto, é forte o apelo por um visual mais clean, aliando simplicidade à economia, no clima “menos é mais”. Ponto alto dessa tendência, a alfaiataria casual indica shapes essenciais como paletó, camisaria, chemise e pantalona, além de saias e vestidos. No jeanswear, as tradicionais five pockets e jaquetas jeans são peças chave para os guarda-roupas masculino e feminino.

Em lavanderia, o tema inspira a busca por alternativas para redução de água e efeitos produzidos a laser, além do tecido raw e da estamparia discreta, combinando clássicos como xadrezes, listrados e padrões de gravataria.

Azuis, tons de bege e nudes compõem a cartela de cor Beacon. Entre as opções para modelagens mais clássicas no jeans está o denim Premium Susan, de tonalidade super blue. Em camisaria, os lançamentos Colin e Peter Drake conferem visual refinado às peças. Já a linha de color denim ECO-D combina algodão BCI a poliéster derivado de garrafas pet, além de gerar economia de água no processo de tingimento, aspectos mais do que relevantes para a temática.

O futuro como antítese da utopia imaginado por escritores e projetado nas telas de cinema também é apontado como uma das principais inspirações para a estação. A androginia de ídolos como David Bowie e Tilda Swinton motivam shapes que mesclam o conforto sporty à rebeldia biker, como jaquetas bomber, matelassadas e skinnies, jeggings e coletes perfecto. Nas estampas, camuflados, texturas e grafismos abstratos aparecem ao lado de coatings metalizados e couro mais luminoso.

Ideais para o estilo futurista os tecidos metalizados Vicunha agora contam com o lançamento Azealia, artigo que combina o visual couro com o efeito metallic em um discreto dourado. Com novo acabamento lustrous leather, que tem mais brilho e efeito glossy, o novo artigo Cher nas cores preta, marrom, burgundy e azul Klein também pode ser indicado para a temática.

No quesito estampado, a linha Mistery Leather traz a modernidade em prints exclusivos sob um acabamento especial, que deve ser desgastado em lavanderia para revelar os desenhos de caveiras (Vanitas), camuflado (Army), Grunge e python (Mystic).

A Vicunha Têxtil-Líder na produção de índigos e brins a Vicunha está sempre antenada com o que há de mais inovador no setor, trazendo a mais alta qualidade e tecnologia às suas coleções. Baseados em constantes pesquisas que apontam as principais tendências de moda e comportamento no mundo, os produtos Vicunha visam não apenas atender a demanda, mas surpreender um mercado em constante transformação.

Os tecidos Vicunha estão sempre presentes nas passarelas nacionais e internacionais das principais semanas de moda do mundo, a versatilidade dos produtos também pode ser conferida nas mais variadas peças de coleções de marcas que vão de grifes renomadas a grandes redes.

A empresa também marca presença anualmente em feiras mundiais do ramo têxtil e participa das principais semanas de moda do país apoiando desfiles de estilistas conceituados e novos designers. O apoio a profissionais que trabalham em prol de propostas inclusivas e o incentivo a jovens talentos também são características da Vicunha Têxtil, que atua há mais de 40 anos no setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira