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03/08/2013 - 08:24

Otimismo marca reunião do Conselho Nacional de Turismo

Crescimento da economia turística do País é tema da exposição do ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Ao presidir no dia 31 de julho (quarta-feira),a reunião do Conselho Nacional de Turismo, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, manifestou otimismo com o crescimento da atividade turística nos próximos anos e fez um balanço positivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ele citou o crescimento de 13% no faturamento das empresas do setor turístico, em 2012, para reforçar a capacidade do setor de responder a eventuais turbulências da economia nacional e internacional.

“A pesquisa de conjuntura econômica, que colheu a percepção dos 80 maiores grupos do setor, mostrou que o turismo esta aquecidíssimo. A maioria dos entrevistados manifestou intenção de investir este ano”, disse o ministro, a uma plateia composta por representantes de entidades públicas e privadas.

O reconhecimento da importância do setor turístico também se revela na inclusão do setor no Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC), com investimentos em centros de convenções, sinalização turística e obras de infraestrutura.

O ministro aproveitou a reunião para a apresentação formal ao Conselho do novo secretario executivo do MTur, Sergio Braune, e prestou homenagem ao ex-secretário Valdir Simao. “Valdir foi convocado pela presidenta Dilma para prestar importante serviço ao pais neste momento de mudanças. Creio que todos nos sentimos honrados com o reconhecimento pelo governo do trabalho realizado por ele no MTur”, disse Vieira.

O secretario Sergio Braune lembrou os avanços conquistados nos últimos dois anos, período no qual respondeu pela chefia de gabinete do ministro. “Em 2011 concentramos esforços em um novo modelo de gestão e tivemos a coragem de romper com antigas práticas,o que resultou em prestigio e reconhecimento para o ministério”, disse ele, acrescentando que assume do desafio de dar continuidade a atual politica de gestão da pasta.

Segundo o ministro, os centros de convenções são uma necessidade para atender a expansão do turismo de negócios e eventos no pais. “A JMJ teve um impressionante público de 3,7 milhões de jovens de vários países e gastos significantes para a economiaais”. Ele anunciou para breve a divulgação dos dados consolidados da pesquisa realizada pelo MTur com o publico da jornada.

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